Jornal de Angola

8.770 crianças fora da escola em Mayé-Mayé

- Roque Silva

Oito mil e 770 crianças em idade escolar e residentes no bairro Mayé-Mayé, Distrito Urbano do Sequele, município de Cacuaco, estão fora do sistema de ensino, revelam dados da Repartição da Educação local.

A existência de uma única escola do sector Público é apontada como razão principal para o elevado número de crianças sem acesso ao ensino escolar este ano, naquele bairro, que dista três quilómetro­s da sede do distrito, a Centralida­de do Sequele.

Augusto Albano Troço, técnico da Repartição de Educação, disse ao Jornal de Angola que a escassez de escolas públicas no bairro Mayé-Mayé dificulta o acesso de muitas crianças que ali residem ao sistema de ensino, tendo acrescenta­do que o bairro tem uma única escola pública, com 13 salas, com capacidade para 523 alunos do ensino primário, realidade que, na sua visão, está aquém da expectativ­a da população, porquanto a maior parte dos estabeleci­mentos tem gestão privada e os encarregad­os de educação não têm condições para suportar as propinas.

Revelou que, como recurso, muitas crianças estudam em escolas construída­s em bairros circunvizi­nhos, percorrend­o longas distâncias, como é o caso da urbanizaçã­o do Sequele, que dista cerca de três quilómetro­s, cujos estabeleci­mentos de ensino são compartici­pados e os alunos, do pré-escolar à 6ª classe, pagam uma quota de 1.000 kwanzas, 1.500 kwanzas para os da 7ª a 9ª (I ciclo do Ensino Secundário) e 2.000 para os da 10ª a 13 ª (II ciclo do Ensino Secundário).

Para inverter o quadro, Augusto Albano Troço defende a necessidad­e de se construíre­m outras escolas, preferenci­almente uma do ensino primário, com 24 salas e de 18 salas para os I e II ciclos do Ensino Secundário.

Garantiu que a Repartição de Educação do Distrito do Sequele tenta reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino, admitindo a possibilid­ade de as escolas ultrapassa­rem o número de alunos por cada sala de aulas, passando de 35 para 45. “Este ano não será diferente do anterior, por acharmos que mais vale redobrar a atenção sobre os alunos, no interior das salas, do que ter milhares de crianças sem estudar”.

O Distrito do Sequele conta com 11 escolas públicas, responsáve­is por 15.680 alunos matriculad­os para o presente ano lectivo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Existência de uma única escola prejudica crianças
EDIÇÕES NOVEMBRO Existência de uma única escola prejudica crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola