Jornal de Angola

Emirados Árabes Unidos e EUA realizam manobras

-

As forças de fuzileiros dos EUA e dos Emirados Árabes Unidos realizaram ontem um grande exercício militar, no meio de tensões militares com o Irão e da pandemia de Covid-19.

Durante a operação, tropas correram pelas dunas da base militar de Al-Hamra, simulando a tomada de assalto de uma cidade, atacando a torre de controlo do aeroporto, uma refinaria de petróleo e uma mesquita.

O exercício bienal, "Native Fury", procura salientar os laços estreitos entre as forças norte-americanas e as dos Emirados Árabes Unidos.

A edição deste ano ocorre meses depois de os Estados Unidos terem assassinad­o um importante general iraniano, durante um ataque aéreo em Bagdad, o que provocou uma série de acções de retaliação do Governo iraniano contra interesses dos EUA no Golfo.

Ainda assim, os responsáve­is militares dos EUA negam que este exercício possa ser visto como uma provocação ao Governo de Teerão, estando a ser realizado a apenas 300 quilómetro­s das fronteiras iranianas.

"Provocatór­io? Não sei... Se eles virem isto como provocatór­io, o problema é deles (iranianos)", disse Thomas Savage, comandante das tropas norte-americanas nesta operação, salientand­o que o objectivo é assegurar a capacidade das forças militares em garantirem "a estabilida­de na região".

No exercício participar­am cerca de quatro mil soldados norte-americanos, do Exército e da Marinha, que fizeram uma prova de força, meses depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter reiterado a intenção de reduzir o contingent­e militar na região do Golfo.

Do lado dos Emirados, a operação serviu para demonstrar a aliança com os EUA.

 ?? DR ?? Forças navais em exercícios militares conjuntas no Golfo Pérsico
DR Forças navais em exercícios militares conjuntas no Golfo Pérsico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola