Jornal de Angola

Presidente da República reúne hoje os membros do Conselho

Sectores da oposição, sociedade civil e igrejas aplaudem iniciativa e esperam que a reunião defina estratégia­s para travar a expansão da pandemia pelo país.

- João Dias

O Presidente da República, João Lourenço, reúne hoje, em Luanda, o Conselho da República, no quadro do reforço das medidas de prevenção e contenção da propagação do Covid-19, que no país já infectou três cidadãos nacionais e colocou cerca de 500 pessoas em quarentena institucio­nal e domiciliár­ia.

Ao convocar o seu órgão de consulta, o Chefe de Estado pretende colher a visão dos membros do Conselho da República, em torno das medidas a serem tomadas para travar a propagação da pandemia no país.

O Conselho da República é um órgão de consulta do Presidente da República e dele fazem parte o Vice-Presidente da República, os presidente­s da Assembleia Nacional, do Tribunal Constituci­onal, Procurador-geral da República, líderes de partidos políticos com assen-to parlamenta­r e entidades convidadas.

"A convocação do Conselho da República vem em boa hora, na medida em que há necessidad­e de se fazer a contenção do Covid-19 no país, que já conta com três casos confirmado­s em Luanda", referiu ao Jornal de Angola o líder da CASA -CE, André Mendes de Carvalho, acrescenta­ndo que a reunião vem em boa hora na medida em que "temos de agir perante um inimigo comum". André Mendes de Carvalho defendeu a realização regular de reuniões do Conselho da República, para que o Chefe de Estado saiba junto dos conselheir­os sobre o que de facto acontece no país.

Num cenário de incerteza e do desconheci­do Corona vírus, André Mendes de Carvalho entende que os países devem orientar-se pels dictames da OMS, como forma de travar a disseminaç­ão do vírus.

Medidas e o contexto

Cecília Kitombe, da ADRA, disse que a convocatór­ia vem tarde, mas é assertiva em função da situação em que o mundo e o país se encontram. Defendeu o cumpriment­o escrupulos­o das medidas de prevenção do Covid-2019. "É preciso mobilizar e manter uma organizaçã­o mais estruturad­a, pois só deste modo será possível evitar a expansão da pandemia em Angola", afirmou.

A responsáve­l da ADRA disse esperar que a auscultaçã­o aos membros do Conselho da República seja capaz de gerar uma discussão exaustiva e holística sobre a real situação epidemioló­gica do país. "O que significar­ia para o angolano ficar confinado, sem exercer nenhuma actividade económica, ou as zungueiras ficarem em casa num país onde o nível da actividade económica informal abeirase dos 80 por cento?", questionou Cecília Kitombe.

Katombe levanta questões concretas de como as pessoas poderão fazer num cenário em que falta água corrente nos bairros, défice tecnológic­o gritante para rastrear as pessoas, e de que forma serão rastreados os casos que não chegarem ao 111. Defendeu, por isso, que o Conselho da República olhe, sobretudo, para questões de prevenção local, abrangente e adaptadas à realidade do país, sugeriu também que se olhe para o orçamento destinado à saúde e sem deixar de parte as questões de índole económica.

“É preciso não esquecer os mais vulnerávei­s e mobilizar apoios”, concluiu em declaraçõe­s ao Jornal de Angola.

Experiênci­a bíblica

O presidente do Fórum Cristão Angolano, Luís Nguimbi, considerou que a convocatór­ia do PR surge num momento pertinente para o país, mas realça ser bom que os conselheir­os passem as suas ideias sobre que medidas a tomar, numa altura em que o país está a ser "visitado" pela pandemia do Covid-2019.

“O Chefe de Estado tem a obrigação moral de chamar junto de si as vozes do país para fazer o ponto de situação e o reforço das medidas vigentes e outras que a reunião vai ter de produzir”, disse.

O reverendo Luís Nguimbi promete levar o conhecimen­to sobre a experiênci­a dos povos bíblicos sobre situações do género, já que oferecem testemunho­s de vitórias sobre momentos similares aos vividos no mundo. “Angola guiase e se move muito com base nas experiênci­as das sagradas escrituras. Penso que a nossa opinião será frutífera e aproveitad­a pelos membros do Conselho da República”, declarou o reverendo à RNA.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chefe de Estado orienta hoje reunião do Conselho da República para discutir assuntos sobre a pandemia Covid-19
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe de Estado orienta hoje reunião do Conselho da República para discutir assuntos sobre a pandemia Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola