Jornal de Angola

Construção civil legaliza as empresas

- Venâncio Victor | Malanje

Um total de 3.500 empresas do ramo da Construção Civil, Projectos e de Fiscalizaç­ão de obras, a nível nacional, beneficiam até ao próximo mês de Abril de novos alvarás para o exercício das suas actividade­s.

A revelação foi feita, recentemen­te, em Malanje pelo director-geral-adjunto do Instituto Regulador da Construção Civil e Obras Públicas (IRCCOP).

Baltazar de Oliveira, falava durante a cerimónia de entrega de novos títulos a 25 empresas, tendo na ocasião informado, que a iniciativa se enquadra nas acções de melhoria do ambiente de negócios sob implementa­ção do Ministério da Economia e do Planeament­o. Esta estratégia visa aproximar os agentes económicos, a fim de facilitar e melhorar as suas actividade­s.

A fonte avançou, de igual modo, que o Ministério da Economia e Planeament­o agendou uma série de actividade­s que incluem a deslocação de técnicos do sector da Construção Civil às províncias para fazer a entrega pessoal dos novos alvarás.

Segundo Baltazar de Oliveira, até então, as empresas utilizavam declaraçõe­s provisória­s, daí que se decidiu atribuir os novos títulos de registo e alvarás, que reconhece as empresas e vai facilitar o trabalho dos agentes económicos.

A deslocação para as capitais provinciai­s vem minimizar a dificuldad­e dos agentes económicos deslocarem-se para Luandapara­licenciare­massuas empresas de construção civil. E, doravante, os governos provinciai­s, e as administra­ções municipais vão passar a emitir os alvarás, de acordo o limite de classe.

Segundo fez saber o responsáve­l, no âmbito da transferên­cia de competênci­as, já foi apresentad­o de forma jurídica, o novo regulament­o que vai posteriorm­ente à provação e daí haver a autorizaçã­o para as administra­ções fazerem a entrega dos alvarás. “Estamos a elaborar estudos e documentos já avançados para as administra­ções municipais e os governos provinciai­s procederem a emissão dos alvarás até o limite de classe”, referiu.

Neste, momento, frisou, a instituiçã­o já possui um portal institucio­nal em fase conclusiva, bem como também uma plataforma que vai permitir a interacção por via Internet com as províncias para se evitar grandes custos e constrangi­mentos às empresas ao se deslocarem a Luanda a fim de obterem o documento.

Baltazar de Oliveira esclareceu que a província de Malanje tem 25 empresas licenciada­s ou cadastrada­s e com o lançamento dos novos alvarás qualquer empresa pode contactar o Instituto Regulador da Construção Civil, nesta fase.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola