Jornal de Angola

Ministro condenado a trabalhos forçados

-

O antigo ministro da Saúde da RDC, Oly Ilunga Kalenga, foi, ontem, condenado a cinco anos de trabalhos forçados por desvio de fundos destinados à luta contra o virus ébola no Leste do país, noticiou a AFP.

Além de Oly Ilunga, também o seu principal conselheir­o financeiro, Mbui Ezéchiel, foi também condenado a cinco anos de trabalhos forçados e à perda dos seus direitos cívicos por ter desviado mais de 400 mil dólares destinados à luta contra o ébola.

Os dois homens agora condenados foram acusados e condenados no seguimento de um inquérito para apurar o modo como foram usados os mais de 4,3 milhões de dólares colocados à disposição pelo Governo congolês para serem aplicados em programas de luta contra o ébola entre Dezembro de 2018 e Junho de 2019.

Em Setembro do ano passado, o antigo ministro da Saúde acabou por ser detido quando se preparava para fugir para o vizinho CongoBrazz­aville, tendo ficado em residência vigiada depois de ouvido e de lhe terem sido retidos os passaporte­s congolês e belga.

Nomeado em 2016 por Joseph Kabila para dirigir a pasta da Saúde, Oly Ilunga Kalenga recebeu várias críticas internacio­nais, nomeadamen­te da Organizaçã­o Mundial da Saúde, pela forma “pouco efectiva e empenhada” como estava a comandar internamen­te a luta contra o ébola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola