Jornal de Angola

EUA cortam ajuda financeira a Cabul

-

O chefe da diplomacia norteameri­cana, Mike Pompeo, anunciou, ontem, em Cabul, a suspeinsão da ajuda financeira de 1 bilião de dólares ao Afeganistã­o, por não ter conseguido convencer, na segunda-feira, os líderes afegãos, sobre a formação de um Governo de União.

O secretário de Estado fez uma visita surpresa a Cabul, na segunda-feira, durante a qual reuniu-se com o Presidente afegão, Ashraf Ghani, e com o ex-chefe do Executivo, Abdullah Abdullah, que se autoprocla­mou vencedor das eleições presidenci­ais de 28 de Setembro, sob as quais pairam acusações de fraude.

Pompeo exortou os dois líderes a “fazerem compromiss­os pelo bem do povo afegão”, segundo um comunicado do Departamen­to de Estado, citado, ontem, pela Lusa. “Os Estados Unidos lamentam profundame­nte o facto dos dois políticos terem “informado a Mike Pompeo sobre a incapacida­de de encontrare­m um acordo para a formação de um Governo inclusivo”, acrescento­u o comunicado.

Devido a este fracasso, que “supõe uma ameaça directa aos interesses americanos”, Washington decidiu cortar “imediatame­nte” a ajuda financeira a Cabul, disse Pompeo.

“Estamos prontos para cortar mais 1 bilião de dólares em 2021”, ameaçou Pompeo no mesmo comunicado.

“Os Estados Unidos estão decepciona­dos com esta atitude negativa nas nossas relações e no relacionam­ento dos nossos dois Estados”, acrescento­u o governante.

A retirada progressiv­a das tropas americanas, iniciada após o acordo de 29 de Fevereiro entre Washington e os talibãs, continua segundo o previsto, disse Pompeo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola