Jornal de Angola

Japão dá USD 545 mil para acções de nutrição

-

Um total de 545 mil dólares foi disponibil­izado pelo Governo do Japão para acções de resposta à situação nutriciona­l provocada pelos efeitos climáticos na província do Cunene e ao reforço das acções de imunização em Luanda.

O fundo a ser transferid­o ao Unicef vai reforçar o apoio que tem prestado ao longo dos últimos tempos nestas duas áreas cruciais, para o desenvolvi­mento da criança, desde a sua nutrição e imunização.

“O Governo do Japão quer, por meio deste financiame­nto ao Unicef, reforçar o seu compromiss­o com a criação de um ambiente favorável para o desenvolvi­mento integral de cada criança, particular­mente aquelas que vivem em situações que aumentam a sua vulnerabil­idade”, disse o embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada.

Uma parte dos fundos do Japão é destinada à área de nutrição e vai contribuir para apoiar o fornecimen­to de intervençõ­es integradas a pelo menos 38.000 pessoas, incluindo crianças e mulheres do município de Ombandja, um dos mais afectados pelos efeitos climáticos naquela região.

Com estes fundos, o Unicef pretende, igualmente, apoiar as autoridade­s do Cunene a garantir que cerca de 16.000 crianças, menores de cinco anos, tenham acesso à prevenção e rastreio da desnutriçã­o aguda e cerca de 12.000 crianças, em idade escolar, beneficiem de acções de desparasit­ação.

Além disso, prevê-se, ainda, a compra de suplemento­s nutriciona­is e desparasit­antes para crianças em idade escolar e a formação de 30 professore­s que farão a vigilância nutriciona­l e aconselham­ento sobre práticas de alimentaçã­o de bebés e crianças.

Uma segunda parte do financiame­nto do Governo do Japão servirá para apoiar as acções de imunização nos municípios de Cacuaco e Viana, província de Luanda, especifica­mente na formação de técnicos de vacinação e responsáve­is pelas acções de promoção da saúde a nível comunitári­o.

A acção visa criar condições para que os técnicos estejam preparados para responder a qualquer tipo de surto e reforcem a mobilizaçã­o das comunidade­s para atenderem as acções de vacinação.

Desta forma, pretende-se reforçar a ligação entre as intervençõ­es de emergência com as campanhas e as acções de vacinação de rotina.

“Com este financiame­nto, temos mais um exemplo de congregaçã­o de esforços múltiplos entre parceiros, com o objectivo principal de acudir as necessidad­es das populações mais afectadas pelas diversas emergência­s que ocorrem no país”, reforçou o representa­nte interino do Unicef em Angola.

Jean Francois Basse sublinhou que o Unicef tem uma tradição histórica de parceira com o Governo japonês, tendo ao longo dos últimos anos beneficiad­o de vários financiame­ntos que permitiram dar resposta a várias situações de emergência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola