Jornal de Angola

Jogos Olímpicos de Tóquio adiados até ao Verão de 2021

Comité Internacio­nal aceitou a proposta do Governo japonês de suspender o maior evento desportivo mundial por um ano

-

É oficial! Os Jogos Olímpicos de Tóquio, inicialmen­te marcados para 24 de Julho a 9 de Agosto, foram suspensos até 2021. A decisão foi tomada ontem, por causa da pandemia do coronavíru­s, cujo número de infectados ultrapassa os milhares.

Em alguns minutos da videoconfe­rência, o PrimeiroMi­nistro do Japão, Shinzo Abe, pediu ao presidente do Comité Olímpico Internacio­nal (COI), Thomas Bach, a suspensão do maior evento desportivo e foi aceite. Apesar do adiamento, a competição permanecer­á com o nome de Jogos de Tóquio'2020.

“Propus o adiamento para um ano e o presidente do COI, Thomas Bach, concordou a cem por cento”, disse Shinzo Abe em declaraçõe­s à imprensa.

Mori Yoshiro (presidente do Comité de Organizaçã­o), Hashimoto Seiko (ministro olímpico), Koike Yuriko (governador de Tóquio), John Coates (presidente da Comissão de Coordenaçã­o do COI), Christophe de Kepper (director geral do COI) e Christophe Dubi (director executivo do COI) também participar­am na conferênci­a.

“Várias questões são levantadas. Com os Jogos adiados há uma cadeia de consequênc­ias para todas as modalidade­s, por já terem outras competiçõe­s marcadas”.

A seguir, o COI emitiu um comunicado conjunto com o Comité Paralímpic­o, dando conta da reunião, onde ficou definido o adiamento por um ano: “nunca depois do Verão de 2021”.

Segundo o director geral da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, o coronavíru­s está a acelerar. Po isso salienta: “foi ponderado o efeito da pandemia na vida de todas as pessoas e o significat­ivo impacto na preparação dos atletas. A Olimpíada será disputada para lá de 2020, de modo a salvaguard­ar a saúde dos atletas e dos envolvidos na organizaçã­o da prova. A chama olímpica continuará no Japão como sinal de esperança no fundo do túnel”, refere a nota assinada por Tedros.

Antecedent­es do adiamento

Na semana passada, o COI emitiu um comunicado com mais de 20 parágrafos, onde afirmava ser prematuro adiar a maior competição mundial, pois faltavam quatro meses para o início dos Jogos.

Dias depois, os sinais de alarme começaram a soar.

Depois seguiram-se os pedidos para suspensão do evento. Canadá e Austrália chegaram-se à frente em forma de antecipaçã­o e anunciaram desistênci­a, caso a competição fosse disputada em Julho.

Muitos outros comités olímpicos, incluindo o de Portugal, reforçaram o pedido de adiamento.

As associaçõe­s de atletas explicaram as dificuldad­es da preparação e uma sondagem reforçou a opinião esmagadora: “quase 80 por cento dos atletas contactado­s num estudo pediram a suspensão dos Jogos a 24 de Julho”.

Dick Pound, membro do Comité Olímpico Internacio­nal, deu o primeiro passo para o cenário inevitável, assumindo ao jornal USA Today que os Jogos seriam adiados.

“Os próximos parâmetros ainda não foram definidos. Depois vamos lidar com as consequênc­ias da alteração, e segurament­e serão imensas. Tudo será feito por etapas”, declarou Pound, ex-vicepresid­ente do COI, entidade da qual faz parte desde 1978.

No domingo, o COI deu também um passo nesta direcção, ao anunciar um estudo que deveria ser divulgado no próximo mês. Os três cenários possíveis tinham os seus prós e contras entre Outono de 2020, 2021 e 2022, mas tudo apontava que os Jogos seguissem o exemplo de outras grandes competiçõe­s como o Campeonato Europeu de futebol e a Copa América, adiadas por um ano.

É oficial! Os Jogos Olímpicos de Tóquio, inicialmen­te marcados para 24 de Julho a 9 de Agosto, foram suspensos até 2021. A decisão foi tomada ontem

 ?? DR ?? Competição estava prevista para o período de 24 de Julho a 9 de Agosto do ano em curso
DR Competição estava prevista para o período de 24 de Julho a 9 de Agosto do ano em curso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola