Jornal de Angola

Encontrámo­s Henda Ducados

-

no seu escritório, em Luanda, para falar do filme “Mário”, do cineasta norteameri­cano Billy Woodberry, que retrata a vida do pai, Mário Pinto de Andrade. A conversa foi em Fevereiro e esperávamo­s depois entrar em contacto com o realizador para falar sobre o seu projecto. Todas as tentativas falharam, já que não respondeu a qualquer mensagem.

Contudo, segundo a produtora portuguesa Divina Comédia, o documentár­io “Mário” conta a história de Mário Pinto de Andrade (1928-1990), um dos fundadores do MPLA e seu presidente, pensador do pan-africanism­o, guerrilhei­ro, diplomata e poeta, e a sua missão dentro dos movimentos de libertação Africanos sob domínio colonial português.

Sem a conversa com Billy Woodberry, a entrevista com Henda Ducados impõe-se agora. Depois do passamento físico da viúva de Mário (atenção que a entrevista foi realizada antes desse evento), Sarah Maldoror, em Paris, por doença, aos 91 anos, o diálogo com uma das duas filhas do casal, que agora se publica, lembra o amor pela mesma causa: “Estamos a falar de duas pessoas oriundas de mundos e culturas completame­nte diferentes, mas que reconhecer­am a necessidad­e de trabalhar juntos em prol da emancipaçã­o cultural”, diz a economista e socióloga Henda Ducados Pinto de Andrade . Ela está a preparar, com a irmã, Annouchka de Andrade, um livro epistolar no qual revelam o legado dos pais às filhas. No meio, fala da necessidad­e de se ter uma História acessível a todos. “O importante aqui não é uma História que vai sobrepor-se a outra. O importante aqui é assumir que a nossa História é plural, é feita de contradiçõ­es porque ela é diversa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola