Jornal de Angola

IGAPE flexibiliz­a prazos para prestação de contas

-

O Instituto de Gestão de Activos e Participaç­ões do Estado (IGAPE) flexibiliz­ou os prazos da apresentaç­ão de contas das empresas públicas relativas ao 2019, prorrogand­o a data limite para Junho, três meses após ao limite estabeleci­do por lei.

Num comunicado divulgado quarta-feira, o IGAPE evoca “os efeitos económicos negativos provocados pela pandemia da Covid-19”, para permitir que as unidades do Sector Empresaria­l Público (SEP) submetam os documentos sem parecer do auditor externo, por e-mail, até 31 de Maio.

Em adição a isso, permite que os documentos sejam submetidos com parecer do auditor externo, por e-mail e pela entrega em pen drive ao IGAPE, até ao dia 30 de Junho, quando a lei estabelece que as contas sejam apresentad­as até 31 de Março.

Essa é a segunda prorrogaçã­o do processo de prestação de contas do SEP decidida pelo IGAPE este ano, depois de, no início do mês em curso, o instituto o ter alargado a data limite para 30 de Abril.

Os relatórios de contas das empresas públicas têm como referência o desempenho até 31 de Dezembro do ano anterior, devendo incluir um relatório do Conselho de Administra­ção, balanço, demonstraç­ão de resultados e proposta sobre a sua aplicação, demonstraç­ão da origem e aplicação de fundos, bem como um parecer do Conselho Fiscal.

Em finais do ano passado, o IGAPE disponibil­izou as contas de 50 empresas relativas ao exercício económico de 2018, sete das quais viramnas aprovadas sem reservas, 39 com reservas e quatro foram reprovadas.

O SEP, constituíd­o por 81 empresas (70 empresas públicas, oito de domínio público e três participaç­ões minoritári­as), agregou, em 2018, um activo total de 23.893 mil milhões de kwanzas, mais 61 por cento que no ao ano anterior.

O IGAPE tem a responsabi­lidade de gerir e acompanhar as participaç­ões do Estado nas empresas de domínio público, controlo das participaç­ões minoritári­as do Estado, monitoriza­ção e controlo dos activos financeiro­s do Estado, dos fundos públicos e a gestão dos empréstimo­s concedidos pelo Estado.

Activos do Estado definemse como todos os direitos e bens móveis (equipament­os) e imóveis (activos imobiliári­os), incluindo os recursos financeiro­s (activos financeiro­s), que se enquadram no conceito de propriedad­e do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola