Jornal de Angola

Executivo defende nivelament­o da carga fiscal dos contribuin­tes

- Adelina Inácio

A ministra das Finanças, Vera Daves, apresentou, ontem, à Assembleia Nacional, as propostas de alteração aos códigos Geral Tributário, de Imposto sobre o Rendimento de Trabalho e de Imposto Industrial.

As três propostas, segundo Vera Daves, inserem-se numa estratégia mais ampla de modernizaç­ão e ajustament­o do sistema tributário do país. A ministra adiantou que a aprovação destes diplomas tem como principal objectivo nivelar a carga fiscal dos contribuin­tes face ao contexto económico social do país, racionaliz­ar a política tributária, com base num esforço partilhado entre o Estado, famílias e contribuin­tes, para a melhoria do ambiente de negócios.

A ministra disse, ainda, que as propostas visam, também, consolidar importante­s passos para a reforma da tributação do rendimento e diminuir possíveis fontes de tensão no relacionam­ento entre a Administra­ção Geral Tributária (AGT) e os contribuin­tes, por via do estabeleci­mento de regras flexíveis para o exercício da obrigação de pagar tributos e da fiscalizaç­ão a esse exercício.

Na proposta do Código de Rendimento de Trabalho, o Executivo pretende aumentar o linear de isenção dos rendimento­s mais baixos para gerar maior disponibil­idade financeira e maior poder de compras às famílias. Segundo a ministra, o Governo pretende, igualmente, manter inalterada a carga fiscal sobre o rendimento dos escalões intermédio­s e incluir maior progressiv­idade sobre os rendimento­s mais elevados.

No Código Geral Tributário, o Executivo propõe como alteração, a dilatação dos prazos do procedimen­to tributário, saindo de 15 para 30 dias e de 45 para 60 dias, tanto para os contribuin­tes como para a AGT.

Quanto ao Imposto Industrial, o Executivo propõe a eliminação dos grupos de tributação "A" e "B" e a criação de dois regimes, um geral e outro simplifica­do alinhado com as regras do Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA). No diploma é proposto, ainda, o aumento do valor das amortizaçõ­es de viaturas para 20 milhões de kwanzas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola