Jornal de Angola

Sonangol volta a vender cinco empresas participad­as

- Armando Estrela

A Sociedade Nacional de Combustíve­is de Angola, Empresa Pública (Sonangol, EP) colocou ontem no mercado, para alienação, as participaç­ões que detém em cinco importante­s segmentos empresaria­is, no quadro do programa de Privatizaç­ões (Propriv).

Tratam-se das empresas Petromar, Sonatide Marine, Limited e Sonatide Marine Angola, Limitada, Sonadiets, Limitada e Sonadiets Services, SA, Paenal – Porto Amboim Estaleiros Navais,

Lda e SBM Shipyard Ltd e Sonamet Industrial, S.A. e Sonacergy – Serviços e Construçõe­s Petrolífer­as, Lda.

O concurso público será conduzido pela “Comissão de Negociação para o Processo de Alienação da Quota da Sonangol no Segmento de Recursos Minerais e Petróleos”, indicam os documentos a que o Jornal de Angola teve acesso.

As condições para a obtenção das peças do procedimen­to estão assegurada­s nos termos do programa do concurso, cuja apresentaç­ão de candidatur­as termina a 30 de Maio e a apresentaç­ão de propostas a 23 de Julho, excepto as referência­s para a venda de participaç­ões na Sonatide Marine, Limited e Sonatide Marine Angola, Limitada, Sonadiets, Limitada e Sonadiets Services, S.A, cujas datas são mais curtas, com a de candidatur­a para 15 de Maio e de submissão de propostas para 15 de Junho.

À partida, a Sonangol vai alienar apenas 30 por cento daquilo que detém na Petromar, 51% do capital da Sonatide Marine Limited, o mesmo percentual para a Sonatide Marine Angola, bem como 30% da Sonadiets, Limitada e outros 30 da Sonadiets Services, S.A.

Na Paenal a Sonangol vende apenas 10% do seu activo e na SBM Shipyard Ltd o equivalent­e a 33,33%. Já da Sonamet Industrial vão ser alienados 40 por cento e idêntico percentual para a Sonacergy – Serviços e Construçõe­s Petrolífer­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola