Jornal de Angola

Empresas mineiras avaliam prejuízos

-

Empresas do sector mineiro de todo o mundo começaram a avaliar o impacto da redução da capacidade de extracção de minérios nas suas balanças de rendimento, no primeiro semestre.

Em Junho deste ano, as empresas angolanas de mineração do subsector de diamantes, como a Sociedade Mineira da Catoca, podem tornar público o seu desempenho no primeiro e segundo trimestre deste ano, segundo indicações da MiningWeel­ky.

Nessa altura, os diversos estados produtores estarão a decidir o levantamen­to parcial ou não das medidas de confinamen­to social. No caso de Catoca e Endiama E.P., o maior retrocesso será a diminuição do esforço de investimen­to em curso na mina do Luaxe.

Já o sector angolano de Petróleo e Gás deve fornecer novos elementos oficiais na altura em que forem revistas as estratégia­s internas, algumas delas já visíveis com os esforços que juntaram, na cadeia de distribuiç­ão, a Sonangol e a Puma Energy.

A publicação avança que, a procissão vai apenas ao adro e, na complexida­de mineira, muitas outras desacelera­ções estão por revelar-se, uma vez que o impacto já engoliu também gigantes mundiais.

A participaç­ão nos projectos de mineração global, que avançaram para o próximo estágio de desenvolvi­mento, diminuiu de 3,8% no quarto trimestre de 2019 para 2,8% no primeiro trimestre de 2020 e esperase que desacelere ainda mais no segundo trimestre deste ano, devido o surto do novo coronavíru­s, de acordo com um novo relatório da empresa de pesquisa energética Global Data.

O relatório da indústria indica que, com vários países a entrar em bloqueio completo, as empresas de mineração minimizara­m a sua força de trabalho para suspender, temporaria­mente, as operações e actividade­s de desenvolvi­mento.

“No dia 13 de Abril, o progresso de 35 minas actualment­e em construção em todo o mundo foi interrompi­do, devido a esses bloqueios. Esses projectos representa­m cerca de 9,00% do total de minas em construção e cerca de 10,5% da capacidade total, medida por ROM (run-of-mine)”, informou Vinneth Bajaj, analista de mineração da Global Data.

Estima-se que 76 projectos minerais avançaram no primeiro trimestre de 2020, abaixo dos 101 no quarto trimestre de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola