Jornal de Angola

Federação da Colômbia doa milhões aos clubes

-

A Federação Colombiana de Futebol (FCF) vai entregar dois milhões de dólares (1,85 milhões de euros) aos clubes das duas principais divisões, com o objectivo de minimizar os efeitos da suspensão da actividade devido à pandemia da Covid-19.

A verba destina-se exclusivam­ente ao pagamento de salários dos jogadores e o anúncio, feito na quartafeir­a pelo presidente da FCF, Ramón Jesurún, surgiu no mesmo dia em que a associação representa­tiva dos futebolist­as profission­ais denunciou casos de salários em atraso no primeiro e segundo escalões.

“Esta administra­ção conseguiu reunir recursos adicionais para apoiar os clubes profission­ais na presente conjuntura, que provocou um impacto muito negativo no nosso futebol”, escreveu Jesurún, em carta dirigida aos presidente­s dos clubes dos dois primeiros escalões.

Na semana passada, a FCF anunciou ter aceitado a redução salarial proposta pelo selecciona­dor nacional, o português Carlos Queiroz, e a restante equipa técnica, que foi igualmente motivada pela pandemia da Covid-19.

Queiroz e a equipa técnica, que orientam desde o início de 2019 a selecção principal, sugeriram ao organismo federativo “reduzir o salário por alguns meses, tendo em vista a situação difícil no país”.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infectou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e território­s. Mais de 593.500 doentes foram considerad­os curados.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticame­nte o tráfego aéreo, paralisand­o sectores inteiros da economia mundial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola