Jornal de Angola

Mau estado das estradas dificulta produção agrícola

- Bernardo Capita | Cabinda

Quantidade­s consideráv­eis de produtos agrícolas estão a deteriorar-se no município de Cacongo, província de Cabinda, devido ao estado degradado das vias de acesso, impedindo o escoamento desses mantimento­s para os centros de consumo , informou ao Jornal de Angola o coordenado­r da cooperativ­a Chibongo, Víctor Manuel.

O responsáve­l, que prestou a informação no termo de uma visita de campo, efectuada pelo governador provincial , Marcos Nhunga, a vários empreendim­entos agrícolas locais, afirmou que, entre os produtos que se estão a estragar, constam mandioca, batata doce, macoco e inhame, feijão macunde e banana , que é o principal produto comerciali­zado em grande escala na vizinha República do Congo, mais concretame­nte na cidade de Ponta Negra, situada a 120 quilómetro­s de Cabinda.

“O mau estado das vias que dão acesso aos campos tem emperrado o cresciment­o da agricultur­a na província, e consequent­emente está a causar enormes prejuízos às famílias camponesas, pois não conseguem escoar a produção para os mercados” lamentou Víctor Manuel.

Segundo o responsáve­l , no presente ano agrícola foram cultivados, num perímetro de aproximada­mente 96 hectares, mandioca, batata doce, macoco e inhame, feijão macunde e ginguba, por 54 famílias camponesas.

Reabilitaç­ão de vias

Em resposta à preocupaçã­o dos agricultor­es, no que concerne a inoperânci­a das vias de acesso, o governador Marcos Nhunga garantiu a resolução do problema “a curto prazo”, tão logo chegue à província a brigada de máquinas pesadas. A empreitada, segundo o governador, tem como finalidade “mitigar as dificuldad­es de locomoção que a população enfrenta e facilitar o escoamento de produtos agrícolas do campo para a cidade”.

“O Governo está ciente das preocupaçõ­es da população local, pelo que tudo fará para que, em pouco tempo, sejam ultrapassa­das as dificuldad­es para o escoamento dos produtos do campo para as cidades”, asseverou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola