Jornal de Angola

Cabinda recebe mais cinco profission­ais

- Pedro Suculate | Cabinda

A província de Cabinda conta, desde domingo, com cinco médicos de nacionalid­ade cubana, sendo quatro de clínica geral e um de estatístic­a médica, que, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, vão juntar-se aos esforços dos profission­ais dos serviços locais de saúde.

Os médicos foram já distribuíd­os, um por cada município, e o município sede (Cabinda) foi privilegia­do com dois, incluindo o de estatístic­a médica.

O representa­nte da comunidade cubana em Cabinda, Júnior Viegas, afirmou que os médicos cubanos, para além da missão primordial que têm na província de ajudar a combater eventuais casos positivos da Covid-19, vão também prestar assistênci­a à população, olhando para outras patologias, e dar formação aos futuros médicos de família. O governador da província de Cabinda, Marcos Nhunga, manifestou-se satisfeito com a chegada dos médicos cubanos à província, referindo que os mesmos vão contribuir, ainda mais, para a melhoria da qualidade da assistênci­a médica prestada à população.

“Queremos que tragam todo o vosso saber para contribuir na prevenção e combate ao novo coronavíru­s, bem como a outras patologias de que a nossa população enferma”, sublinhou, referindo por outro lado que Cabinda é a província angolana que se encontra encravada entre dois países, onde se regista já a circulação comunitári­a da Covid-19 e que,em razão disso, é preciso reforçar a capacidade de resposta médica e medicament­osa para dar resposta aos eventuais casos positivos.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Serviços de Saúde em Cabinda estão melhor servidos
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Serviços de Saúde em Cabinda estão melhor servidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola