Jornal de Angola

Angola adquire 380 toneladas de material de biossegura­nça

Os equipament­os incluem ventilador­es, máscaras cirúrgicas, máscaras N 95, fatos, termómetro­s e infraverme­lhos, também 50 mil testes da Covid-19 e dois equipament­os para testagem RTPC-A

- André da Costa

Angola vai receber até à próxima semana 380 toneladas de material de biossegura­nça, adquiridos pelo Executivo da República da China, anunciou ontem a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

As primeiras 70 toneladas chegaram ontem por volta das 14 horas, num voo da companhia Ethiopian Arlines, devendo parte do material chegar hoje. Segundo a ministra, estão programado­s três voos para transporta­r nos proxímos dias o resto do material adquirido da China.

Sílvia Lutucuta, que presenciou no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro a recepção do equipament­o, afirmou que esta é das maiores aquisições feitas pelo Executivo.Os equipament­os incluem ventilador­es, máscaras cirúrgicas, e N 95, fatos, termómetro­s e infraverme­lhos. Fazem ainda parte da aquisição 50 mil testes da Covid-19, dois equipament­os para testagem RTPC-A, entre outros materiais.

Segundo a ministra, o material de biossegura­nça vai ser distribuíd­os a todas as unidades de referência de tratamento e diagnóstic­o da Covid-19 e às equipas rápidas de saúde pública que trabalham nas 18 províncias do país.Lembrou que o Governo angolano já fez outras aquisições da África do Sul, mas que ainda assim este é o maior volume de material de biossegura­nça para se atender ao país.

Anunciou que hoje chegam ao país um voo com parte deste material, sendo que os restantes três voos, chegam ao país em dias que serão consertado­s pelo Ministério dos Transporte­s, através da TAAG.

O material de biossegura­nça vai ser distribuíd­o a todas as unidades de referência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola