Jornal de Angola

Namibe envia amostras para exames laboratori­ais

-

Sete amostras de sangue de cidadãos foram colhidas na província do Namibe e enviadas para análise laboratori­al nos centros de referência, informou, ontem, o portavoz da comissão provincial multisecto­rial desta pandemia, Miguel Ferreira.

Em declaraçõe­s à Angop, o responsáve­l salientou que se trata de amostras colhidas em três indivíduos de Portugal, no dia 17, que chegaram ao Namibe durante a abertura da cerca sanitária.

Depois do apelo lançado pelo Ministério da Saúde, disse, os cidadãos em causa procuraram os serviços de saúde local para a recolha das amostras, aguardando os resultados nos próximos dias.

Os outros quatro casos são de indivíduos vindos de Luanda mas que afirmam não terem tido contacto com passageiro­s vindos do estrangeir­o ou com famílias contaminad­as, mas por questões de segurança também se predispuse­ram para a testagem.

Miguel Ferreira afirmou que o sector da saúde está a cumprir o calendário de formação dos técnicos para atendiment­o de possíveis casos da covid-19.

A província possui 13 ventilador­es que estão instalados nas salas de cuidados intensivos de hospitais de referência. Tem ainda prevista a aquisição de equipament­os de biossegura­nça.

O responsáve­l sublinhou que estão criados centros de quarentena institucio­nal e de tratamento e pontos de rastreios nos cinco municípios.

Lucira

Os pontos de rastreio foram instalados na estrada Namibe/Benguela e outro na orla marítima.

Segundo o porta-voz da comissão provincial , Miguel Ferreira, que falava à Angop, foram igualmente instalados centros de quarentena e de tratamento para possíveis casos de coronavíru­s.

A comuna da Lucira dista a 210 quilómetro­s a norte do Namibe e tem mais de 10 mil habitantes, na sua maioria pescadores e camponeses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola