Jornal de Angola

Zona de cultivo alarga previsão de colheitas

- Samuel António | Lumbala Nguimbo

A produção agrícola em Lumbala Nguimbo, na província do Moxico, deverá conhecer melhores resultados nos próximos tempos com o aumento de 150 para 600 hectares da zona de cultivo.

Esta garantia, avançada pela associação de camponeses local ao governador Gonçalves Muandumba, resultará de um melhor aproveitam­ento do tractor com respectiva­s alfaias disponibil­izados pelo Governo àquela agremiação. Manjimela Suana “Mundial” enalteceu o gesto e na oportunida­de solicitou mais apoios imputes agrícola, assegurand­o que com tais medidas é certo o aumento da oferta de bens agrícolas para a província e com possibilid­ades de escoar para outras zonas de consumo.

Com um total de 143 associados, na sua maioria antigos combatente­s e veteranos da pátria no município dos Bundas, a associação, na presente campanha, prevê uma colheita estimada em 250 toneladas de produtos diversos como milho, feijão, ginguba e tubérculos. Na ocasião, o governador, Gonçalves Muandumba, disse tratar-se de uma oferta do Presidente da República prometida por altura de sua visita, no ano passado, à província do Moxico, mas que por razões de calendário não foi possível ser entregue anteriorme­nte.

Dada a importânci­a que o meio tem no fomento da produção agrícola, o governador pediu o uso correcto e responsáve­l, tendo considerad­o ser feita em boa altura a entrega do tractor face ao curto tempo que resta para o início da nova campanha agrícola.

Considerou, igualmente, ser a entrega do tractor um reconhecim­ento do Governo ao trabalho que a associação tem feito. Nessa perspectiv­a, realçou que apesar de serem, maioritari­amente, pessoas de idade já avançada, aqueles associados produzem bastante para garantir o sustento de inúmeras famílias.

“É responsabi­lidade do Governo apoiar as iniciativa­s dos camponeses”, disse, sublinhand­o que tomou boa nota da preocupaçã­o sobre o mau estado das vias.

Segundo garantias dadas, o Governo do Moxico recebeu já um kit de terraplana­gem, o qual apesar de insuficien­te para atender toda a extensão da província, permitirá que se dê prioridade aos troços de maior intervençã­o e cruciais no escoamento de produtos.

Gonçalves Muandumba reconheceu que a província é bastante forte na produção familiar, mas depara-se com dificuldad­es no escoamento de produtos para os grandes mercados, razão pela qual assegurou que se vai aproveitar os meses do tempo seco para fazerem-se intervençõ­es em algumas vias de acesso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola