Jornal de Angola

Arábia Saudita corta um milhão de barris

-

A Arábia Saudita vai reduzir em Junho a produção de petróleo em um milhão de barris por dia, um corte adicional ao acordado com os países da OPEP+ em 12 de Abril último, foi ontem anunciado.

“A produção do Reino para Junho, depois dos cortes ditados e voluntário­s, será de 7.492 milhões de barris por dia”, informou o Ministério da Energia saudita à agência oficial SPA.

O Ministério da Energia saudita indicou ontem que pediu à empresa do Estado saudita Aramco para reduzir a sua produção em um milhão de barris por dia a partir de Junho, com o objectivo de sustentar as cotações do petróleo.

Com este corte, a produção do maior exportador de petróleo do mundo baixará para cerca de 7,5 milhões de barris por dia, precisou o Ministério da Energia saudita num comunicado citado pela agência oficial SPA.

A procura global por petróleo caiu cerca de 30 por cento à medida que a pandemia de coronavíru­s foi gerando limitações à movimentaç­ão de pessoas pelo mundo, reduzindo o uso de combustíve­is e aumentando as reservas de crude.

A Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) e aliados, incluindo a Rússia, grupo conhecido como OPEP+, acordaram no mês passado reduzir a produção em 9,7 milhões de barris por dia em Maio e Junho, um corte recorde. Os produtores devem relaxar lentamente os cortes após Junho, mas as restrições devem manter-se até Abril de 2022.

O ministério saudita também pediu à Aramco que reduza a produção em Maio a partir do nível de sua quota de mercado, “em consenso com os clientes”.

“A Arábia Saudita visa, com esses cortes adicionais, incentivar participan­tes da OPEP+, assim como outros países produtores, a cumprirem os cortes de produção com os quais se compromete­ram, e garantir cortes adicionais voluntário­s num esforço para apoiar a estabilida­de dos mercados globais de petróleo”, refere a nota do Governo saudita.

 ?? DR ?? Maior exportador mundial de petróleo vai cortar produção
DR Maior exportador mundial de petróleo vai cortar produção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola