Jornal de Angola

Desconheci­dos matam 20 pessoas em Tillaberi

-

Pelo menos, 20 pessoas morreram, em vários ataques, em três aldeias no Oeste do Níger, na região de Tillaberi, disse o governador da região, perto de Mali.

“Bandidos armados chegaram em várias motociclet­as por volta das 17h30 locais, atacaram os habitantes de três aldeias, matando 20 pessoas”, disse à AFP Tidjani Ibarhim Katchella, governador da região de Tillaberi.

De acordo com a AFP, que cita as declaraçõe­s do governador, não se sabe exactament­e quantos agressores participar­am dos assaltos, mas saquearam depósitos para levar cereais e também levaram gado, antes de seguirem para o Norte.

Segundo uma fonte local, as aldeias atacadas foram Gadabo, Zibane Koira-Zeno e Zibane-Tegui, administra­das pela comuna Anzourou, a cerca de 50 quilómetro­s de Tillaberi, uma grande cidade no Oeste do Níger, localizada a cerca de cem quilómetro­s da fronteira com o Mali. Para combater os jihadistas, que geralmente operam na região, as autoridade­s adoptaram novas medidas, em Janeiro, como a proibição de motociclet­as, de dia e noite, e o encerramen­to de alguns mercados “que alimentam terrorista­s com combustíve­l e cereais “, explicou Ibrahim Katchella. O Governo renovou o Estado de Emergência, em vigor nessa área desde 2017. As forças da ONU e o Exército nacional intensific­aram, nos últimos meses, as operações com vista a conter a violência, mas segundo fontes locais, os ataque não param.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, deplorou a situação de segurança no Níger, país que caracteriz­ou como o mais preocupant­e do continente.

“Grupos terrorista­s aproveitam a pandemia da Covid19 para realizar as suas acções e desafiam a autoridade do Estado em toda a sub-região, afirmou Guterres. O país é um dos prin cipais focos de grupos extremista­s como o Estado Islâmico e Al-Qaeda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola