Jornal de Angola

Bruxelas e Londres sem acordo à vista

-

Os negociador­es da União Europeia (UE) e do Reino Unido voltam, esta semana, às negociaçõe­s sobre a futura relação comercial de Bruxelas e Londres, ainda incertas e sem acordo à vista, apesar do objectivo de conseguir progressos até Junho.

Em causa está a terceira ronda negocial entre os negociador­es dos blocos comunitári­os, Michel Barnier, e britânico, David Frost, que decorre desde ontem até sexta-feira.

Estas discussões estiveram suspensas devido à pandemia da Covid-19- desde logo por ambos os negociador­es terem sido infectados pelo novo coronavíru­s - e estão agora a ser realizadas por videoconfe­rência, como já aconteceu na segunda ronda, na semana de 20 de Abril, tendo em vista progressos palpáveis até Junho, altura prevista para um balanço das discussões.

Após a segunda ronda de Abril, o negociador-chefe da UE criticou Londres pela “falta de compromiss­os sérios” nas novas negociaçõe­s, notando que ainda não foi possível chegar a “progressos tangíveis”.

“A minha responsabi­lidade, enquanto negociador, é dizer a verdade e lamento dizer que o nosso objectivo para chegar a outros acordos em todos os assuntos foi só parcialmen­te atingido esta semana”, declarou Michel

Barnier, falando em videoconfe­rência de imprensa, a partir de Bruxelas.

O responsáve­l do lado comunitári­o criticou que, nessas discussões, “o Reino Unido não tenha aceitado compromete­r-se seriamente em importante­s áreas, que estão bem definidas na declaração política”.

 ?? DR ?? Os dois negociador­es voltaram, ontem, à mesa para o diálogo
DR Os dois negociador­es voltaram, ontem, à mesa para o diálogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola