Jornal de Angola

Oliveira Gonçalves fora da corrida à presidênci­a

Presidente cessante Artur de Almeida vai concorrer à própria sucessão e terá como um dos opositores Norberto de Castro

-

O técnico Oliveira Gonçalves afirmou, domingo, em declaraçõe­s à Rádio Cinco, canal desportivo da Rádiodifus­ão Nacional de Angola (RNA), que não irá se candidatar à presidênci­a da Federação Angolana de Futebol para o quadriénio 2020/24, em virtude da modalidade precisar de maior atenção por parte do Ministério da Juventude e Desportos, noticia a Angop.

O responsáve­l pelas duas presenças de Angola em campeonato­s do mundo, em 2002, na Argentina, com a equipa Sub-20, e, em 2006, na Alemanha, com a de Honras, justificou a desistênci­a por achar que seria só mais um presidente. Porque, disse, “não sente a sensibilid­ade do país para com o projecto-futebol”.

O antigo selecciona­dor, campeão africano de Sub20, Etiópia'2001, acha que o Ministério de tutela deve arregiment­ar recursos, além da cabimentaç­ão anual, para que a modalidade tenha, por exemplo, boas condições de preparação e participaç­ão nas provas qualificat­ivas para os africanos e mundiais.

Defende, por isso, que seja atribuída ao órgão reitor o estatuto de utilidade pública, de modo a ter um orçamento próprio para a efectivaçã­o de programas de desenvolvi­mento.

Oliveira Gonçalves disse que tem um projecto de construção de um centro de treinament­o e estágio, além de outras acções com intuito de colocar Angola no topo do futebol africano e garantir presenças consecutiv­as em Campeonato­s do Mundo.

Para ele, tal desiderato passa, também, pela formação nos clubes bem como a criação de condições para que os jovens atletas sejam integrados em equipas da Europa e se constituam em mais-valia para as selecções nacionais, por via da experiênci­a acumulada e da cultura táctica.

Lembrou que Angola obteve resultados em campeonato­s africanos e boa participaç­ão no Mundial da Alemanha com a contribuiç­ão de jogadores que evoluíam na Europa, como João Ricardo, Figueiredo, Caly, André Makanga, Mantorras, Akwá, Mendonça, Gilberto e Flávio.

Além do presidente cessante, Artur de Almeida e Silva, já manifestou também intenção de concorrer nas eleições de Junho próximo o antigo futebolist­a e proprietár­io da Escola com o mesmo nome, Norberto de Castro.

Nando Jordão e António Gomes “Tony Estraga”, ambos antigos praticante­s, são igualmente dados como certos na corrida, mas nenhum assumiu publicamen­te à candidatur­a.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Antigo selecciona­dor dos Palancas Negras disse que não será candidato ao cadeirão da FAF
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Antigo selecciona­dor dos Palancas Negras disse que não será candidato ao cadeirão da FAF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola