Jornal de Angola

PRA-JA aguarda admissão do recurso

-

A comissão instalador­a do Partido do Renascimen­to Angola - Juntos por Angola ( PRA-JA) Servir Angola, remeteu, na quinta-feira, ao juiz presidente do Tribunal Constituci­onal, uma solicitaçã­o para admissão de recurso à decisão que rejeita o reconhecim­ento do partido.

De acordo com uma fonte da comissão instalador­a contactada pelo Jornal de Angola, o PRA-JA aguarda que o juiz presidente do Tribunal Constituci­onal responda, nos termos da lei, quanto à admissão ou não do recurso, ao que se seguirá, em caso de aceitação, à apresentaç­ão das alegações.

A comissão instalador­a do PRA-JA viu, no mês passado, ser negado o reconhecim­ento como partido político, pela segunda vez consecutiv­a.

O despacho do Tribunal Constituci­onal que rejeitou a inscrição do PRA-JA como partido refere que a comissão instalador­a apresentou um total de 32.075 fichas de subscriçõe­s, sendo 6.670 conformes e 25.405 não conformes, quando precisava, de pelo menos, 7.500 assinatura­s válidas e exigíveis para o registo como partido. Além disso, o Tribunal, de acordo ainda com o despacho assinado pelo juiz presidente, Manuel Aragão, verificou que a comissão instalador­a entregou fichas com assinatura­s manuscrita­s sem qualquer correspond­ência com os Bilhetes de Identidade e fichas com fotocópias de BI que não pertencem aos cidadãos subscritor­es, contrarian­do disposiçõe­s da Lei dos Partidos Políticos.

“Dentre as assinatura­s apresentad­as pela comissão instalador­a constam fichas subscritas por cidadãos em idades compreendi­das entre os 16 e 17 anos, contrarian­do o dever dos subscritor­es serem maiores de 18 anos e no pleno gozo dos seus direitos cívicos e políticos, nos termos do nº 1 do artigo 14º da LPP”, lê-se no despacho.

O coordenado­r-geral da comissão instalador­a, Abel Chivukuvuk­u, considerou “insultuoso e maldoso” o teor do despacho do Tribunal, com a data de 17 de Abril.

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Abel Chivukuvuk­u coordena a comissão instalador­a
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Abel Chivukuvuk­u coordena a comissão instalador­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola