Jornal de Angola

Ataque armado causa seis feridos

Pelo menos, seis pessoas ficaram feridas, em mais um ataque, quando o autocarro em que seguiam foi alvejado por homens armados no Centro de Moçambique

-

Um novo ataque a um autocarro, no Centro de Moçambique, feriu, ontem, seis pessoas na Estrada Nacional nº1, a principal ligação entre o Sul e Norte do país, disseram à Lusa fontes locais.

O ataque ocorreu por voltas das 7h30 (6h30 em Angola) e as pessoas foram atingidas por estilhaços de vidro, quando o autocarro foi alvejado por “rajadas de balas”, um pouco depois de Mutindiri, no limite entre as províncias de Manica e Sofala, disse à Lusa um dos passageiro­s do autocarro.

Os passageiro­s do autocarro tinham pernoitado na zona de Muxungue, com receio de cair em emboscadas que têm sido comuns neste troço desde Agosto do ano passado.

Entre Mutindiri e Muda Serração foi montada uma posição militar que impede a circulação de viaturas no troço alvo dos ataques depois das 18h00.As vítimas deste novo ataque foram levadas ao Hospital Rural de Muxungue, a unidade mais próxima. Esta incursão surge na sequência de outras registadas em Manica e Sofala, tendo provocado a morte de 23 pessoas desde Agosto em estradas e povoações daquelas duas províncias do Centro de Moçambique.

Na região, deambulam guerrilhei­ros dissidente­s da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), liderados por Mariano Nhongo, acusado pelas autoridade­s de ser o responsáve­l pelos ataques, mas que apenas assumiu algumas acções armadas desde o início. O grupo tem ameaçado recorrer à violência armada para negociar melhores condições de reintegraç­ão social do que as acordadas pelo seu partido com o Governo.

A zona do ataque tem sido palco de outras incursões naquele troço que liga o Norte ao Inchope, importante entroncame­nto com a Estrada Nacional 6 (entre Beira e Zimbabwe).

Apoio do Japão

A Agência Japonesa de Cooperação Internacio­nal (JICA) vai desembolsa­r o equivalent­e a 19,7 milhões de euros para construção de quatro escolas secundária­s no Centro de Moçambique, disse à Lusa fonte da Embaixada nipónica em Maputo.

As escolas vão ser edificadas nos distritos de Nicoadala, Namacurra, Mocuba e Lugela na província da Zambézia, segundo informação da JICA. As quatro novas escolas deverão servir a 2.400 alunos e vão ser construída­s nos mesmos locais onde funcionam as actuais, de construção precária ou mista. Alémdesala­sdeaula,ainiciativ­a prevê a instalação de pavilhões desportivo­s, com balneários.

 ?? DR ?? Ataques frequentes continuam a desalojar milhares de famílias em busca de segurança
DR Ataques frequentes continuam a desalojar milhares de famílias em busca de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola