Jornal de Angola

Preço do petróleo tende a recuperar

-

O petróleo conseguiu ontem o seu terceiro ganho semanal, em meio de sinais de que o mercado está a reequilibr­arse, ainda que lentamente, à medida que os principais produtores cortam a oferta e o consumo se recupera do colapso histórico na procura, devido ao novo coronavíru­s.

Os contratos futuros em Nova Iorque subiram cerca de 14% esta semana, depois de fechar acima de 27 dólares o barril na quinta-feira. O West Texas Intermedia­te (WTI) para entrega em Junho foi negociado ontem, na Bolsa Mercantil de Nova Iorque, acima de 2,1 por cento, para 28,15 dólares o barril, depois de subir 9,00 por cento quinta-feira.

O Brent (a referência das exportaçõe­s angolanas) para liquidação em Julho subiu 2,7%, para 31,98 dólares, depois de avançar 6,7% na sessão anterior.

A produção mundial de petróleo está a caminho de um declínio histórico neste mês para o nível mais baixo em nove anos, de acordo com um relatório mensal da AIE de quinta-feira. A agência aumentou a estimativa de procura para 2020 em 700 mil barris por dia, mas ainda permanece definida para uma queda anual de 8,6 milhões por dia, ou cerca de 9%.

A recuperaçã­o do mercado permanece frágil. Mais de 30 navios-tanque carregados com petróleo da Arábia Saudita devem chegar aos EUA em Maio e Junho, de acordo com dados de rastreamen­to de navios compilados pela Bloomberg.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola