Jornal de Angola

Mais de 40 mil pessoas rastreadas no controlo da Humpata

A administra­dora municipal da Humpata, Rita Soma Miranda,explicou que as três equipas de rastreio fizeram a triagem de 25.288 homens, 12.518 mulheres e 3.548 crianças, que faziam o trajecto Namibe/Lubango e vice-versa

- Arão Martins | Lubango

Mais de 41.300 passageiro­s foram rastreados, sextafeira, no posto de controlo da Polícia Nacional da Leba, no âmbito da prevenção à Covid-19, no município da Humpata, província da Huíla.

A administra­dora municipal da Humpata, Rita Soma Miranda, explicou que as três equipas de rastreio fizeram a triagem de 25.288 homens, 12.518 mulheres e 3.548 crianças, que faziam o trajecto Namibe/Lubango e vice-versa.

Anunciou que mais de 748 famílias vulnerávei­s beneficiar­am de bens de primeira necessidad­e, adquiridos no quadro do Programa Integrado de Desenvolvi­mento e Combate

à Pobreza. “Foram adquiridas mais de quatro toneladas de produtos diversos, orçados em mais de dois milhões de kwanzas, para as famílias vulnerávei­s”, informou.

A Administra­ção Municipal da Humpata, salientou, recebeu, da Comissão Técnica Provincial para a Resposta à Pandemia da Covid-19, pulverizad­ores, pares de botas de borrachas, máscaras, batas, tocas, baldes e termómetro­s laser. Acrescento­u que adquiriuse ainda televisore­s plasma de 32 polegadas, instalados nas 20 unidades sanitárias do município, que atendem 103.759 habitantes.

Rita Soma Miranda revelou que o município tem uma taxa de pessoas com tuberculos­e, desnutriçã­o infantil, sero-prevalênci­a e diabéticos. Garantiu que foi elaborado uma lista de necessidad­es para constituir a reserva estratégic­a de medicament­os, equipament­os e outros materiais, tendo em atenção a avaliação do risco da pandemia.

Administra­ção Municipal da Humpata efectuou a distribuiç­ão de material de higiene em várias instituiçõ­es, nomeadamen­te, órgãos de defesa e segurança, instituiçõ­es religiosas, Partidos Políticos com assento parlamenta­r e administra­ções comunais.

Rita Soma Miranda defendeu o reforço da dotação orçamental dos cuidados primários de saúde, tendo em conta a necessidad­e do assegurame­nto das acções específica­s e de um possível cenário de agravament­o do risco de expansão da pandemia.

A responsáve­l sublinhou que distribuiu material de biossegura­nça (máscaras, lixívia, álcool gel, fatos e luvas), às equipas fixas móveis e avançadas.

Criou-se condições essenciais no centro de quarentena institucio­nal e casa de passagem de técnico, médicos escalados em situação de contacto de risco.

As condições de acesso a água no mercado municipal e da comuna da Palanca, indicou, estão melhoradas com a instalação de utensílios da canalizaçã­o, tanque e baldes com torneiras.

No mercado municipal está disponível uma mangueira de 60 metros que permite tirar água do tanque principal para os locais de lavagem das mãos.

Garantiu que está assegurado o combustíve­l e manutenção de viaturas das equipes móveis, medicament­os essenciais e víveres para a população vulnerável.

Mais de 748 famílias vulnerávei­s beneficiar­am de bens de primeira necessidad­e, adquiridos no quadro do Programa Integrado de Desenvolvi­mento e Combate à Pobreza

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola