Jornal de Angola

Lunda-Sul reforçada com materiais de biossegura­nça

- Adão Diogo | Saurimo

A prevenção e combate da pandemia da Covid-19 estão mais reforçadas na Lunda-Sul com a entrega, sexta-feira, pelo Ministério da Saúde, de 200 mil máscaras, dois mil fatos de protecção, 80 termómetro­s e luvas.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, fez a entrega oficial dos equipament­os ao governador da província da LundaSul, Daniel Neto. Em Saurimo, Franco Mufinda avaliou as condições criadas para os possíveis casos da Covid-19.

Depois da reunião com o governador Daniel Neto, o secretário de Estado para a Saúde Pública apurou a disponibil­idade de 327 camas, 28 ventilador­es e de uma equipa de 226 técnicos de saúde, entre civis e militares.

O porta-voz da Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate da Covid-19 disse que, mesmo com o reforço de cinco mil unidades adquiridas pelo Governo da Lunda-Sul, o défice de máscaras e meios equivalent­es limita a capacidade de resposta à pandemia.

Viegas de Almeida lamentou a exclusão da província da Lunda-Sul, onde foram registados 38 mil casos, na planificaç­ão de kits de combate à malária aguda, quando na realidade

a endemia é "combatida com anti-maláricos simples cedidos pela Central de Compra de Medicament­os e Equipament­os de Angola (CECOMA) e sessões de fumegação”.

O governador da Lunda-Sul defendeu que o reforço do apoio da CECOMA, no sentido de melhorar a assistênci­a nos centros e postos de saúde e desafogar os hospitais de referência onde a maioria acorre, até para cirurgias simples.

Daniel Neto frisou que os meios disponibil­izados pela Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate da Pandemia vão aumentar a capacidade de intervençã­o dos técnicos que lidam com vários casos suspeitos, com destaque para as doenças respiratór­ias agudas.

O governador apontou como preocupaçõ­es as restrições de acesso na localidade fronteiriç­a de Chiluage, devido ao aumento do caudal do rio Luia, que adiou a reposição da ponte que desabou em Dezembro do ano passado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola