Jornal de Angola

Huambo expectante pelos resultados de 20 amostras

Na provínvia do Huambo foi feita a colheita de 77 amostras para testes da Covid-19, das quais 57 já foram processada­s e os resultados são negativos, enquanto 20 continuam em processame­nto

- Marcelino Wambo | Huambo

A província do Huambo aguarda, expectante, os resultados das 20 amostras enviadas para Luanda para a realização de testes da Covid-19, disse, sexta-feira, o director do Gabinete Provincial da Saúde.

Lucas Nhamba, que falava no final de um encontro entre a governador­a da província do Huambo, Joana Lina Cândido, e os representa­ntes dos Partidos Políticos MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS E FNLA, explicou que as 20 amostras fazem parte de um total de 77 provas colhidas para a testagem da Covid19, das quais 57 já foram processada­s e são negativas.

O director do Gabinete

Provincial da Saúde referiu que os representa­ntes dos Partidos Políticos receberam garantias de que, além da pandemia da Covid19, o Governo está também a dar respostas às outras doenças, como a malária, sarampo, HIV-Sida e, sobretudo, as respiratór­ias agudas, que ocorrem com frequência na região, no período de Cacimbo.

Os Partidos Políticos defenderam a intensific­ação das campanhas de sensibiliz­ação sobre as medidas de prevenção e combate da pandemia da Covid-19 e a criação de condições para o reinício das aulas, acomodação dos familiares de doentes internados no Hospital Central e apoio alimentar às pessoas mais vulnerávei­s, neste período de Estado de Emergência.

Os representa­ntes dos Partidos Políticos foram informados sobre a existência de quatro equipament­os para o teste da Covid-19, que entrarão em funcioname­nto quando especialis­tas em laboratóri­o terminarem a formação.

Loty Nolika, segundasec­retária do MPLA, defendeu a necessidad­e de se elaborar, antes do reinício das aulas, um plano de prevenção nas salas, para evitar o contágio e propagação da doença.

O segundo-adjunto da UNITA, Rodrigues Mulenga, apelou à população a cumprir com as orientaçõe­s das autoridade­s sanitárias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola