Jornal de Angola

Descoberto o buraco negro mais próximo da Terra

-

Uma equipa de cientistas descobriu um buraco negro situado a mil anos-luz de distância da Terra, tornandose o buraco negro mais próximo do nosso planeta que se conhece até agora. O sistema onde se encontra este buraco negro (o HR 6819) é descrito num artigo científico publicado, quarta-feira, na revista Astronomy & Astrophysi­cs.

A história da descoberta do HR 6819 começou quando cientistas estudavam sistemas estelares duplos. Mas, ao analisarem as suas observaçõe­s, detectaram que havia uma terceira presença neste sistema além de duas estrelas: era um buraco negro.

Através do espectrógr­afo FEROS no telescópio MPG/ESO do Observatór­io Europeu do Sul (ESO), conseguiu perceber-se que uma das estrelas orbitava um objecto “invisível”, num período de 40 dias e que a outra estrela está mais longe do buraco negro. A detecção do buraco negro foi possível devido à atracção gravitacio­nal que exerce na órbita da estrela mais interior.

Este é um dos primeiros buracos negros descoberto­s que não interage violentame­nte com o meio que o circunda, refere-se num comunicado do ESO. Ao estudar a órbita da estrela mais interior, a equipa calcula ainda que a massa deste buraco negro seja quatro vezes a massa do nosso Sol. “Só pode ser um buraco negro”, realça Thomas Rivinius, cientista do ESO que liderou este estudo.

Estrelas vistas a olho nu

O HR 6819 encontra-se na constelaçã­o de Telescópio e, como está tão perto de nós, as suas estrelas podem ser vistas a partir do Hemisfério Sul, numa noite escura e límpida sem telescópio ou binóculos, refere a equipa.

“Ficámos bastante surpreendi­dos quando percebemos que este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que podemos observar a olho nu”, nota Petr Hadrava, cientista emérito da Academia de Ciências da República Checa e um dos autores deste trabalho.

E antes deste, qual era o buraco negro mais próximo de nós? Thomas Rivinius aponta um sistema binário chamado V616 Mon – que deverá ter um buraco negro. Alguns estudos apontam que esteja a cerca de 3200 anos-luz de nós e outros que estará a aproximada­mente 1300 anos-luz.

Portanto, isso é mais do triplo e mais 30 por cento, respectiva­mente, do que está o HR 6819, que se encontra a mil anos-luz de distância da Terra. “Há pelo menos mais um candidato para um buraco negro a uma distância semelhante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola