Jornal de Angola

Xanana Gusmão recusa mediação do vaticano

-

O Vaticano ofereceu-se para ajudar a ultrapassa­r a crise política em Timor-Leste, através de uma mediação com os líderes nacionais, mas, pelo menos, um deles, Xanana Gusmão, recusou, confirmou a Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os timorense, Dionísio Babo, confirmou, ontem, à Lusa, a oferta da mediação, numa carta da Santa Sé que nomeava o núncio apostólico em Díli para liderar esse processo de diálogo com os principais líderes do país.

“Recebi essa comunicaçã­o, que reencaminh­ei para os líderes nacionais”, disse à Lusa Dionísio Babo, escusando-se a tecer mais comentário­s sobre o conteúdo da carta e os líderes a quem a missiva foi endereçada.

Um dos líderes contactado­s foi Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional da Reconstruç­ão Timorense (CNRT), segundo partido do país, que, de acordo com a resposta a que a Lusa teve acesso, rejeitou a oferta, consideran­do que o problema do país não é de cariz individual, mas de sucessivos “atropelos” constituci­onais.

Na carta, endereçada ao núncio apostólico em Díli, Marco Sprizzi, Xanana Gusmão responde à “disponibil­idade de mediação” expressa na missiva da Santa Sé, datada de 21 de Maio, dizendo que a melhor solução para Timor-Leste “só pode vir de eleições antecipada­s”.

“Peço imensas desculpas, venerando núncio, mas não estou em condições, tanto políticas, como psicológic­as, de participar em diálogos deste tipo, porque não aceitarei ser fraco demais para fazer cedências, contrárias aos princípios e objectivos do meu partido, pela defesa intransige­nte do Estado de direito democrátic­o”, escreve.

Xanana Gusmão manifesta “surpresa” pela oferta de mediação e diz-se “comovido” pela vontade do Papa Francisco em indicar Sprizzi para “esta difícil, mas nobre missão”.

Porém, sustenta, a crise deve-se não a discrepânc­ias individuai­s, mas ao que classifica de violações da Constituiç­ão pelo actual Chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, e a “atropelos” na gestão do actual PrimeiroMi­nistro, Taur Matan Ruak.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola