Jornal de Angola

Esgotado prazo da CEDEAO para a formação do Governo

-

O prazo dado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a formação de um Governo na Guiné-Bissau terminou na sexta-feira, à meia noite, mas o Chefe de Estado tem audiências marcadas com os partidos políticos apenas para amanhã, noticiou a Lusa.

No âmbito da mediação da crise política na GuinéBissa­u, a CEDEAO emitiu, em Abril, um comunicado no qual reconheceu Umaro Sissoco Embaló como Presidente do país e instou as autoridade­s a nomear um novo Governo, que respeite os resultados das legislativ­as de 2019, até sextafeira à meia noite, e a revisão da Constituiç­ão.

Apesar das duas rondas de audiências aos partidos com assento parlamenta­r, feitas por Embaló, e uma série de encontros realizados, na quinta-feira, entre o PAIGC, vencedor das legislativ­as, com as restantes formações partidária­s, os políticos guineenses não chegaram a entendimen­to.

O PAIGC venceu as legislativ­as de Março de 2019 sem maioria e fez um acordo de incidência parlamenta­r com a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrátic­o da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Partido da Nova Democracia e União para a Mudança, obtendo 54 dos 102 assentos no Parlamento. Logo no início da legislatur­a, o líder da APUPDGB, Nuno Nabian, que ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento, incompatib­ilizouse com o PAIGC e aliou-se ao Madem-G15, segunda força política do país, com 27 deputados, e o Partido da Renovação Social (PRS), que elegeu 21 deputados.

 ?? DR ?? Organizaçã­o regional pressiona Embaló a nomear Executivo
DR Organizaçã­o regional pressiona Embaló a nomear Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola