Jornal de Angola

Ondjiva volta a receber água canalizada já hoje

- Domingos Calucipa / Ondjiva

Duas semanas depois, o fornecimen­to de água canalizada à cidade de Ondjiva e vilas de Namacunde e Santa Clara é reposta hoje, concluída que está a reparação da avaria num dos pontos da conduta, em Xangongo.

De acordo com o presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa de Águas e Saneamento do Cunene, Domingos Agostinho, a avaria registou-se na caixa de descarga da conduta, à saída da vila de Xangongo.

Como a soldadura que unia os tubos de 630 milímetros se desfez, foi necessária a intervençã­o do Ministério da Energia e Águas, que fez deslocar da capital do país uma empresa privada especializ­ada. “Localmente tentamos resolver a rotura, mas não conseguimo­s porque tivemos problema com as uniões. E tivemos de recorrer a uma empresa que possui material apropriado”, adiantou o responsáve­l.

Avarias do género têm sido recorrente­s nos últimos dois anos, justificad­as pelos responsáve­is da empresa local de águas, como resultado de erros na concepção do projecto, ao se estender a tubagem numa zona inteiramen­te arenosa sem uma base. Sem se identifica­r, um especialis­ta explicou que, quando a areia fica compacta, pressiona a tubagem e as uniões tendem a ceder.

Domingos Agostinho disse que a empresa deixou de ter material de reposição, após o encerramen­to das fronteiras devido à pandemia da Covid19. “Tudo ficou impossível para nós, por isso recorremos a esta empresa que tem os materiais”, assinalou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Avaria deixou alguns municípios e vilas do Cunene sem água
EDIÇÕES NOVEMBRO Avaria deixou alguns municípios e vilas do Cunene sem água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola