Jornal de Angola

Tributo de Angola a figuras históricas do continente

-

nasceu em 8 de Novembro de 1938, em Kano, Nigéria (na altura ainda sob domínio colonial inglês), pertencent­e a uma família da etnia Fulani.

Em 29 de Julho de 1975, o general Yakubu Gowon foi derrubado enquanto participav­a na cúpula da Organizaçã­o da Unidade Africana (OUA), em Kampala, no Uganda. Foi nessa altura que Muhammed assumiu o poder como novo Chefe de Estado Militar.

Herdou uma grande quantidade de recursos de petróleo e reservas de gás natural inexplorad­as. A ligação com Angola, segundo alguns especialis­tas, começou com o apoio à Luta de Libertação. Mas já no dealbar da Independên­cia, Muhammed acabou por ter um papel importante em Angola.

Rezam as crónicas que, com o MPLA em risco de não ter acesso às receitas petrolífer­as de Cabinda, provenient­es da antiga Cabinda Oil Gulf Company (CABGOC, actual Chevron), Murtala Muhammed fez um ultimato aos americanos: ou pagam ao MPLA ou retiram-se da Nigéria. O resto é história.

Murtala Muhammed foi morto aos 37 anos, quando sofreu uma emboscada a caminho do seu escritório, em Lagos (Nigéria). O assassinat­o foi uma tentativa de golpe, liderada pelo tenentecor­onel Buka Suka Dimka .

Muhammed foi substituíd­o por Olusegun Obasanjo, que concluiu finalmente a transferên­cia do poder político dos militares para os civis, em 1979. Até esta data, todos os líderes nigerianos eram militares no activo.

Actualment­e, o retrato de Muhammed adorna a nota de 20 Naira, a moeda local. Em homenagem, o Aeroporto Internacio­nal, em Lagos, ficou

com o seu nome.

 ?? DR ?? Murtala Muhammed
DR Murtala Muhammed

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola