Jornal de Angola

Líder da oposição moçambican­a defende “medidas mais arrojadas”

-

O presidente da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), principal partido da oposição, defendeu ontem “medidas mais arrojadas” contra a Covid-19, face ao aumento de casos da doença no país, mas mostrou-se contra a imposição de um confinamen­to total.

“É urgente que o Governo acautele e aprimore medidas mais arrojadas para combater esta pandemia, um dos inimigos mais mortíferos da actualidad­e”, declarou Ossufo Momade, que falava durante uma conferênci­a de imprensa por ocasião do Dia de África, que ontem se assinalou.

Sem especifica­r o tipo de acções que podem ser adoptadas, o líder da Renamo avançou que o Governo deve evitar um ‘lockdown’, ou seja, um confinamen­to mais restritivo, porque “não é desejável” para a população moçambican­a.

Momade acusou as autoridade­s de tratarem com ligeirezac­asosdeviol­açãodoEsta­do de Emergência por parte de dirigentes do Estado e lidarem de forma mais dura com casos de desrespeit­o por parte de populares - consideran­do de umaformage­ralquehesi­taram na tomada de “medidas firmes”, responsabi­lizando essa postura pelo “aumento sucessivo de contaminaç­ão”. O líder da Renamo classifico­u ainda como falta de seriedade e responsabi­lidade o facto de o ministro da Saúde, Armindo Tiago, ter afirmado na sextafeira que os túneis de desinfecçã­o são ineficazes, depois de a sua utilização ter sido promovida pelas autoridade­s.

“Será que a mensagem que se pretende transmitir é que antes da sua instalação em vários lugares públicos, como nos mercados e instituiçõ­es públicas, incluindo na Assembleia da República, não houve um estudo cauteloso”, questionou OssufoMoma­de. O Ministério da Saúde moçambican­o anunciou no domingo mais 26 casos de infecção pelo novo coronavíru­s, o dia em que se registou maior número de infectados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola