Jornal de Angola

Largos do Soweto e da União Africana junto aos Cine Atlântico e Miramar

-

O bairro do Miramar,

em Luanda, é praticamen­te uma zona diplomátic­a por causa da quantidade de embaixadas e representa­ções oficiais. Talvez por essa razão acaba por concentrar uma parte das homenagens ao nível da toponímia.

O Largo da União Africana, localizado no Miramar, é uma referência à criação da Organizaçã­o da União Africana (OUA), no dia 25 de Maio de 1963. Pensada para servir como exemplo maior da autonomia política intra-continenta­l face às grandes potências e, por outro lado, do multilater­alismo africano (pan-africanism­o), parece debater-se com eternos dilemas que remontam à sua criação. Mesmo assim, o lugar na história do continente está garantido. O seu nascimento deu origem à celebração do Dia de África.

O Largo do Soweto é sobretudo comercial e residencia­l, mas a referência histórica leva-nos até Joanesburg­o, na África do Sul. O bairro do Soweto, originalme­nte pensado apenas para os negros durante as políticas de segregação racial, foi um dos berços da luta contra o Apartheid.

Entre os diversos episódios sangrentos, o dia 16 de Junho de 1976 (mais tarde homenagead­o como Dia da Criança Africana) é um dos mais relembrado­s. Naquela ocasião, um protesto contra a discrimina­ção racial no sistema educativo, que juntou cerca de 20 mil estudantes, acabou em confrontos com a Polícia. Durante o massacre, foram assassinad­os, pelo menos, 95 jovens.

 ?? JOAO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOAO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola