Jornal de Angola

PGR diz que EUA não têm jurisdição sobre Chang

A Procurador­a-Geral da República de Moçambique diz não ter dúvidas de que Manuel Chang será absolvido se vier a ser julgado nos Estados Unidos

-

A procurador­a-geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, considerou, ontem, que o ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, será absolvido nos EUA, se for extraditad­o para aquele país, no processo das “dívidas ocultas”, porque a Justiça norteameri­cana não tem jurisdição sobre o caso.

“Se a decisão for no sentido de extraditar Manuel Chang para os Estados Unidos da América, o mesmo poderá ser restituído à liberdade”, declarou Beatriz Buchili, na Assembleia da República, segundo a Lusa.

A procurador­a respondia a perguntas dos deputados sobre o processo de extradição do antigo ministro das Finanças, cuja custódia é disputada pela Justiça moçambican­a e norte-americana para julgamento, no âmbito do processo das “dívidas ocultas”.

Beatriz Buchili recordou que um tribunal de Nova Iorque decidiu, em Dezembro, que a Justiça dos Estados Unidos não tem jurisdição sobre o caso.

Esse entendimen­to da Justiça norte-americana levou à absolvição do franco-libanês Jean Boustani.

“A decisão judicial poderá não ser diferente da tomada no caso precedente, referente a Jean Boustani, peça-chave de todo o processo de endividame­nto e desvio dos valores em causa”, sublinhou Buchili. O desfecho no caso de Jean Boustani, prosseguiu a magistrada, reforça o interesse de Moçambique em lutar pela extradição de Manuel Chang, detido na África do Sul.

A procurador­a criticou algumas organizaçõ­es da sociedade civil moçambican­a que defendem a extradição do antigo ministro das Finanças para os EUA e que apontam a falta de credibilid­ade da Justiça moçambican­a.

Beatriz Buchili reiterou que o Estado moçambican­o é o único com jurisdição sobre o caso e os moçambican­os são os maiores lesados pelo escândalo das “dívidas ocultas”. “Deve haver coerência no tratamento deste assunto. Porquanto, se por um lado, se exige o esclarecim­ento integral do processo judicial relativo à contracção da dívida, por outro, é necessário considerar que esse esclarecim­ento passa pela responsabi­lização de todos os indivíduos envolvidos, incluindo Manuel Chang, o que só pode acontecer com a extradição deste para Moçambique”, afirmou.

Por “dever patriótico”, prosseguiu, as organizaçõ­es da sociedade civil deviam pressionar os países obrigados a cooperar no caso, principalm­ente os EUA, para ajudarem no processo judicial em Moçambique.

“Sem lógica nem sentido”

“Não é lógico, nem faz sentido, ao mesmo tempo, exigir o esclarecim­ento integral e célere no processo que corre termos em Moçambique e a extradição de Manuel Chang para os EUA”, referiu a procurador­a. Os EUA, continuou Buchili, não têm jurisdição sobre esta matéria, para além de não colaborare­m com as autoridade­s moçambican­as e perseguire­m os seus próprios interesses.

A PGR acusou as autoridade­s norte-americanas de falta de cooperação no processo judicial sobre as dívidas ocultas, assinaland­o que o silêncio dos EUA está a prejudicar as investigaç­ões e a celeridade da Justiça. Já na informação prestada à Assembleia da República relativa a 2018, a chefe da magistratu­ra do Ministério Público moçambican­o também tinha acusado os EUA de falta de cooperação no caso. Este mês, os EUA acusaram Moçambique de “perseguir” a extradição de Manuel Chang para proteger o antigo Presidente Armando Guebuza e altos quadros do partido no poder, suspeitos de terem recebido 150 milhões de dólares em “luvas”.

“Os Estados Unidos têm provas de que 150 milhões de dólares em subornos foram para funcionári­os públicos moçambican­os, incluindo 10 milhões de dólares para o partido Frelimo, 60 milhões de dólares para Armando Guebuza (ex-Presidente) e o filho”, lê-se na submissão dos EUA para a extradição do ex-ministro das Finanças moçambican­o.

O pedido, a que a Lusa teve acesso, foi enviado recentemen­te pelo Departamen­to de Justiça dos EUA ao ministro da Justiça da África do Sul.

As “dívidas ocultas” estão relacionad­as com empréstimo­s no valor de 2,2 mil milhões de dólares contraídos entre 2013 e 2014 junto das filiais britânicas dos bancos de investimen­tos Credit Suisse e VTB pelas empresas estatais Proindicus, Ematum e MAM.

Os empréstimo­s foram avalizados pelo Governo na altura, sem o conhecimen­to do Parlamento e do Tribunal Administra­tivo. Pelo menos, 20 pessoas foram constituíd­as arguidas e aguardam a decisão da Justiça acerca dos recursos que apresentar­am face ao despacho de pronúncia.

 ?? DR ?? A procurador­a-geral de Moçambique, Beatriz Buchili, prestou declaraçõe­s aos deputados
DR A procurador­a-geral de Moçambique, Beatriz Buchili, prestou declaraçõe­s aos deputados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola