Jornal de Angola

Presidente da CNE apresenta demissão

-

A presidente da Comissão Eleitoral (CNE)do Malawi, Jane Ansah, anunciou, ontem, a demissão, a um mês das presidenci­ais, convocadas após a anulação da reeleição de Peter Mutharika, envolta em fraude, noticiou a Reuters. A oposição política e a sociedade civil reclamavam, há meses, o afastament­o de Jane Ansah, a quem acusam de ter encoberto as irregulari­dades que possibilit­aram a vitória do Chefe de Estado cessante. No poder desde 2014, Peter Mutharika, de 79 anos, foi reeleito à primeira volta, em Maio do ano passado, com 38,5 por cento dos votos, contra os 35,4 do líder da oposição, Lazarus Chakwera.

Os resultados foram contestado­s por dois candidatos da oposição, reclamando que as irregulari­dades afectaram mais de 1,4 milhões dos 5,1 milhões de votos expressos.

Porém, em Fevereiro deste ano, o Tribunal Constituci­onal surpreende­u todos ao anular a vitória de Mutharika, por motivo de fraudes, e ordenou a realização de novas eleições.

O Chefe de Estado negou as acusações de fraude e recorreu para o Supremo, que confirmou a decisão do Constituci­onal no início deste mês.

Em declaraçõe­s à radiotelev­isão nacional MBC, Jane Ansah voltou a negar ter dado cobertura a quaisquer irregulari­dades: “Tenho as mãos limpas, no exercício das minhas funções, não tenho esqueletos no armário”, declarou. Afirmando-se “grata”, Jane Ansah explicou que se demitiu apenas por respeito à decisão do Supremo, onde exerce a magistratu­ra.

A sua saída acontece após o anúncio de uma nova jornada de manifestaç­ões que iriam pedir o seu afastament­o para a semana.Inicialmen­te previstas para 2 de Julho, a repetição das eleições presidenci­ais deverá ser antecipada para 23 de Junho, por sugestão da Comissão Eleitoral, consideran­do que isso permitirá a validação dos resultados dentro do prazo. Em causa está o prazo de 150 dias decretado pelo Tribunal Constituci­onal para a realização das novas eleições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola