Jornal de Angola

Procurador pede 18 anos de prisão para ex-fuzileiro

-

O procurador russo pediu, ontem, pena de 18 anos de prisão contra Paul Whelan, um ex-fuzileiro norte-americano julgado por espionagem e que assegura ter sido vítima de uma armadilha, anunciou o advogado.

O procurador “pediu que fosse declarado culpado e condenado a 18 anos de campo em regime severo”, declarou aos jornalista­s Vladimir Jerebenkov frente ao tribunal, acrescenta­ndo estar “em choque” com esta requisição “muito dura”.

“Espero uma decisão justa”, acrescento­u o advogado, ao anunciar a data de 15 de Junho para o veredicto do tribunal.

Paul Whelan, 50 anos, que também possui as cidadanias canadiana e irlandesa, foi detido em 2018 “quando cometia um acto de espionagem”, segundo os serviços de segurança russos.

O seu advogado afirma que foi alvo de uma armadilha movida por um dos seus conhecidos, que lhe entregou uma “pen” USB que continha o que Paul Whelan pensava serem fotografia­s registadas em sua companhia durante a anterior estadia na Rússia.

“O procurador pensa que Paul Whelan é culpado, que é um oficial da agência de informaçõe­s de defesa americana e que tentou efectivame­nte receber informaçõe­s que são segredo de Estado e poderiam compromete­r a segurança da Rússia”, acrescento­u Vladimir Jerebenkov.

Na declaração perante o tribunal, Paul Whelan assegurou que “não cometeu qualquer acto de espionagem e não recolhia qualquer informação secreta”, segundo o advogado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola