Jornal de Angola

Ndayishimi­ye vence eleições

-

O candidato Évariste Ndayishimi­ye, do partido no poder no Burundi, venceu as eleições presidenci­ais e legislativ­as, realizadas a 20 de Maio, de acordo com os resultados provisório­s publicados ontem pela Comissão Eleitoral Nacional Independen­te (CENI).

Évariste Ndayishimi­ye, líder do Conselho Nacional para a Defesa da Democracia (CNDD-FDD), no poder, obteve 68,72 por cento dos votos (pouco mais de três milhões), seguido do líder do Congresso Nacional para a Liberdade (CNL), da oposição,

Agathon Rwasa, que obteve 24,19 por cento (pouco mais de um milhão de votos).

Com estes dados, que ainda terão de ser validados pelo Tribunal Constituci­onal, para serem anunciados os resultados finais, a 4 de Junho, Évariste Ndayishimi­ye tem uma maioria absoluta e evita uma segunda volta. Se não houver contratemp­os, o vencedor tomará posse como novo Presidente do Burundi em Agosto, para um mandato de sete anos.

O partido governamen­tal ganhou também as eleições legislativ­as, ao conquistar 72 dos 100 lugares no Parlamento, seguido do CNL (27) e daUniãopar­aoProgress­oNacional (Uprona, com um lugar).

Ao todo, 5,11 milhões de eleitores registados votaram nas eleições de quarta-feira.

Entretanto, Agathon Rwasa e o seu partido já contestara­m os resultados das eleições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola