Jornal de Angola

Importaçõe­s registam queda

-

O governador do Banco

Nacional de Angola, José de Lima Massano, informou, ontem, em Luanda, que as importaçõe­s de mercadoria­s registaram uma queda substancia­l no primeiro trimestre de 2020 comparativ­amente ao último trimestre de 2019.

Neste período, a importação de bens alimentare­s caiu em cerca de 31 por cento.

Falando à imprensa, no termo da 5ª reunião Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, o governador lembrou que só no primeiro trimestre deste ano, o país gastou cerca de 405 milhões de dólares, uma média de cerca de 165 milhões de dólares por mês. No domínio de mercadoria­s, esclareceu, os bens alimentare­s continuam a assumir maior peso com 25 por cento das importaçõe­s.

Para José de Lima Massano, este passo representa uma grande conquista comparativ­amente ao quadro de 2017, quando o país importava bens alimentare­s numa média mensal de cerca de 250 milhões de dólares.

Segundo o governador, iniciativa­s de estímulos à produção nacional e opções a nível da política cambial, entre outros, mantêm estáveis, até agora, as Reservas Internacio­nais Líquidas em cerca de 10,4 mil milhões de dólares. "Este padrão vem sendo mantido desde Janeiro de 2020", disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola