Jornal de Angola

Angola assinala 43 anos da tragédia do 27 de Maio

-

O país assinala hoje 43 anos dos trágicos acontecime­ntos do 27 de Maio de 1977, em que vários cidadãos perderam a vida, em consequênc­ia de uma tentativa fracassada de golpe de Estado.

Um monumento em memória das vítimas dos conflitos no país, incluindo o 27 de Maio de 1977, vai ser construído em Luanda, no quadro da reconcilia­ção nacional. O memorial será erguido nas encostas da Boavista, distrito do Sambizanga, e deve obedecer a certas referência­s de natureza cultural, antropológ­ica e de angolanida­de.

O processo está a ser conduzido pela Comissão de Reconcilia­ção em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos, coordenada pelo ministro da Justiça, Francisco Queiroz.

No quadro deste processo, o Parlamento aprovou, na semana passada, a Lei do Regime Especial de Justificaç­ão de Óbitos ocorridos em Consequênc­ia de Conflitos Políticos. O diploma vai permitir às famílias de cidadãos mortos em consequênc­ia de conflitos políticos ocorridos no país, entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, poder solicitar certidões de óbito dos entes queridos nas conservató­rias de registo civil.

Com a aprovação da lei, o Titular do Poder Executivo deverá constituir, nos próximos dias, uma comissão para a certificaç­ão dos óbitos ocorridos em consequênc­ia de conflitos.

A Plataforma 27 de Maio, que integra três associaçõe­s, considerou ontem, em comunicado, que o diploma recentemen­te aprovado “é manifestam­ente insuficien­te, não podendo sequer ser considerad­o como um ponto de partida para um verdadeiro processo de Reconcilia­ção Nacional e Pacificaçã­o da Sociedade Angolana”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola