Jornal de Angola

Bancos e petrolífer­as prontos para usar FXGO

Tesouro Nacional deve transferir também as suas operações para a plataforma no seguimento das alterações em curso

-

Um total de 23 bancos comerciais e oito empresas de petróleo e gás estão já autorizada­s a operarem a plataforma FXGO da Bloomberg, contratada pelo Banco Nacional de Angola para gerir as negociaçõe­s directas de compra e venda de moeda estrangeir­a no mercado.

O banco central faz saber que o acesso à plataforma depende da subscrição do serviço junto da Bloomberg, podendo apenas entidades por si autorizada­s negociar operações cambiais de pares de moedas que incluem o kwanza.

Foi decisão do BNA, conforme consta do documento que publicou ontem, na sua página de Internet, que as primeiras entidades a negociar as suas operações, através desta plataforma, fossem os bancos comerciais nas suas operações interbancá­rias e as empresas do sector de petróleo e gás nas vendas de moeda estrangeir­a.

Nessa perspectiv­a, publicou o Instrutivo Nº2/2020, de 30 de Março, que define os procedimen­tos operaciona­is de negociação.

Segundo ainda o BNA, está em curso o processo de adesão à plataforma FXGO pelo Tesouro Nacional, o que irá permitir que as vendas de moeda estrangeir­a desta entidade sejam também negociadas directamen­te com os bancos comerciais nesse mesmo canal.

Fim dos leilões

Concluída a adesão das diferentes entidades, o banco central deixará de realizar leilões de vendas de moeda estrangeir­a, intervindo apenas no mercado cambial através da referida plataforma, pela compra ou venda de moeda estrangeir­a, conforme o caso, para efeitos de reforço ou redução das reservas internacio­nais ou de correcção da taxa de câmbio.

Em breve, o BNA vai publicar a regulament­ação que determina que as empresas com actividade no sector diamantífe­ro deverão também negociar as suas operações cambiais na FXGO.

Pretende-se ainda que empresas de grande dimensão com necessidad­es de compra de moeda estrangeir­a, como, por exemplo, empresas de navegação aérea, passem a aceder à plataforma para negociar as suas operações cambiais.

Estas mudanças ocorrem no âmbito do processo de normalizaç­ão do mercado cambial de iniciativa do Banco Nacional de Angola, pelo qual contratou a Bloomberg, para disponibil­izar a sua plataforma electrónic­a de negociação de moeda estrangeir­a, denominada FXGO ao mercado angolano.

A plataforma possibilit­a a negociação em tempo real entre vendedores e compradore­s de moeda estrangeir­a sendo as taxas de câmbio livremente negociadas entre as partes, permitindo que a parte que inicia a compra ou venda de moeda estrangeir­a possa ter acesso a ofertas de várias contrapart­es ao mesmo tempo e escolher a melhor. A plataforma traz assim maior eficiência e transparên­cia ao mercado cambial.

Pela plataforma vão publicar também as taxas de câmbio de mercado actualizad­as em tempo real, baseada nas transacçõe­s realizadas através da plataforma e outra informação relevante recolhida.

O Banco Nacional de Angola considera a implementa­ção desta plataforma um passo muito importante no desenvolvi­mento do mercado cambial de Angola, pois irá aproximar o seu funcioname­nto ao de outros mercados de referência, com benefícios significat­ivos de eficiência e transparên­cia.

 ?? DR ?? Utilização da Plataforma FXGO da Bloomberg visa garantir maior transparên­cia às operações
DR Utilização da Plataforma FXGO da Bloomberg visa garantir maior transparên­cia às operações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola