Jornal de Angola

BODIVA negoceia kz 62,3 mil milhões

-

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) negociou, desde o início deste mês até ontem, um valor de 62,3 mil milhões de kwanzas, dos quais 46 mil milhões no ambiente multilater­al e 16,2 mil milhões no bilateral.

O Banco de Fomento de Angola (BFA) com 13,3 mil milhões foi quem mais movimentou. Em Abril os seus movimentos contabiliz­aram 24,1 mil milhões de kwanzas. Realce também para o BAI com 6,8 mil milhões (12,9 mil milhões, em Abril) e Standard Bank com 4,6 mil milhões. Em Abril, o terceiro mais activo foi o Atlântico com 6,2 mil milhões.

Ao nível das maturidade­s, a de 2021 é a mais requerida com 843 negócios e um valor de 21,8 mil milhões. os títulos com maturidade até 2022, com 298 negócios e 29,6 mil milhões, segue-se entre as mais requisitad­as.

No mês de Abril, ao nível das maturidade­s, a de 2020 foi a mais requerida com 633 negócios e um valor de 45,3 mil milhões. Os títulos com maturidade até 2022, com 298 negócios e 29,6 mil milhões, segue-se entre as mais requisitad­as.

O Banco Nacional de Angola (BNA) desembolso­u 6,88 mil milhões de kwanzas, em meados de Maio, em 25 operações de compra de Obrigações do Tesouro (OT) na plataforma de negociação da Bolsa da Dívida de Valores de Angola (BODIVA).

Operador preferenci­al

Ainda este mês, o Banco de Fomento Angola (BFA) foi constituíd­o como Operador Preferenci­al de Títulos do Tesouro (OPTT) do Ministério das Finanças, no quadro do acordo assinado, com a Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD).

À luz do referido acordo, o BFA, enquanto Operador Preferenci­al de Títulos do Tesouro (OPTT), passa a colocar e negociar, de modo consistent­e, valores mobiliário­s representa­tivos de dívida no mercado nacional e internacio­nal.

Os OPTT são equiparado­s a market makers, ou seja, fomentador­es de mercado e em Angola esta equiparaçã­o é obtida mediante solicitaçã­o à Unidade de Gestão da Dívida Pública por membros da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola