Jornal de Angola

Breves

-

FORÇAS IRAQUIANAS ANUNCIAM MORTE DO “GOVERNADOR” DO ESTADO ISLÂMICO

As forças de segurança iraquianas anunciaram, ontem, a morte de um procurado Jihadista do Estado Islâmico (EI) que ocupava o cargo de “governador” do Iraque e era assessor do líder do grupo, segundo as autoridade­s.

Mu'taz Numan Abd Nayf Najm al-Jaburi, apelidado de Haji Tayseer, morreu num bombardeam­ento da coligação internacio­nal contra o EI liderada pelos Estados Unidos na região síria de Deir Ezzor, indicou a Agência da Luta Antiterror­ista num comunicado, sem indicar a data da morte.

Até ontem, a coligação internacio­nal ainda não se tinha pronunciad­o sobre o assunto. O comunicado refere que a operação foi possível graças à “informação precisa” que a parte iraquiana deu à aliança internacio­nal sobre os movimentos de Taysee.

LÍDER DO PE DIZ ACREDITAR NA PRESIDÊNCI­A ALEMÃ DA UE

A Alemanha assume, no dia 1 de Julho, a presidênci­a rotativa do Conselho da União Europeia e sucede à Croácia.

A propósito, o presidente do Parlamento Europeu (PE) disse , ontem, acreditar que a presidênci­a alemã vai “impulsiona­r “a Europa, e apelou a todos para que se juntem a esse esforço. “A próxima presidênci­a alemã estará no centro da reconstruç­ão da Europa. Estamos seguros de que este é o momento certo para reforçar a nossa União. É isso que os cidadãos estão a pedir: uma UE que beneficie as nossas sociedades e povos”, declarou David Sassoli, em encontros com líderes de instituiçõ­es alemãs, em 'vésperas' do arranque da presidênci­a alemã do Conselho.

Segundo o presidente da Assembleia, a crise provocada pela pandemia da Covid-19 exige “uma Europa mais forte, capaz de fazer face aos desafios de um mundo globalizad­o”. “Por essa razão, apelo a todos que ajam de forma responsáve­l”, concluiu, após uma conversa com a chanceler alemã, Angela Merkel. “Peço a todos que estejam à altura deste momento histórico”, frisou David Sassoli.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola