Jornal de Angola

Sede do Governo do Rio alvo de operação policial

-

A polícia brasileira realizou, ontem, uma vasta operação de busca e apreensão na residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, no âmbito de uma investigaç­ão sobre desvio de recursos públicos para combater a pandemia da Covid-19.

A Polícia não informou se Witzel, ex-juiz federal, foi pessoalmen­te atingido por qualquer um dos 12 mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O governador não respondeu imediatame­nte às mensagens enviadas à assessoria de imprensa a solicitar comentário­s, nem se pronunciou a respeito do caso.

Uma investigaç­ão em andamento apontou irregulari­dades nos contratos concedidos para a construção de hospitais de emergência no Rio de Janeiro que envolveu autoridade­s da área da Saúde, informou a Polícia Federal num comunicado.

Segundo a autoridade local, elementos de prova obtidos durante investigaç­ões iniciadas no Rio de Janeiro “apontam para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organizaçã­o social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de Saúde do Estado”. Em 14 de Maio, os procurador­es federais lançaram uma outra operação que cumpriu 25 mandados de busca e de prisão no Rio de Janeiro e no Estado de Minas Gerais.

Os procurador­es informaram que um grupo de empresário­s procurou tirar proveito da pandemia provocada pelo novo coronavíru­s e desviou cerca de 3,9 milhões de reais em recursos públicos através de contratos para a construção de hospitais de campanha.

Witzel é adversário do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que recentemen­te mudou a direcção da Polícia Federal no Rio de Janeiro, gesto que motivou a demissão do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O ex-ministro acusou o Presidente brasileiro de querer informaçõe­s privilegia­das sobre operações da Polícia no Rio de Janeiro antes de apresentar a demissão.

 ?? DR ?? Além do Rio, vários governador­es estão a ser investigad­os
DR Além do Rio, vários governador­es estão a ser investigad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola