Jornal de Angola

Cabul liberta 900 prisioneir­os talibãs

-

O Governo afegão libertou, ontem, 900 prisioneir­os talibãs, anunciou uma alta patente das forças de segurança de Cabul, no terceiro dia de cessar-fogo decretado no sábado.

“Nós prevemos libertar, hoje, 900 prisioneir­os talibãs”, disse à agência France-Press Javid Faisal, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança do Governo afegão.

“Há procedimen­tos judiciais que têm de ser levados a cabo e a revisão dos documentos pode levar mais tempo do que aquele que nós pensamos. Por isso, podemos chegar a um número entre 800 e 900, mas a decisão é libertar 900 (prisioneir­os talibãs) hoje”, explicou.

Uma outra fonte, também, do Conselho Nacional, confirmou a mesma decisão.

“As libertaçõe­s vão continuar nas próximas semanas”, disse.

Elementos que integram as forças talibãs disseram à AFP que os 200 prisioneir­os que mantêm cativos, que pertencem às forças da Administra­ção de Cabul, devem ser “libertados nos próximos dias”. Os talibãs, que multiplica­ram, nas últimas semanas, vários ataques contra as forças governamen­tais, decretaram, no sábado, um cessar-fogo unilateral para que os “cidadãos” pudessem celebrar “em paz e conforto” o fim do Ramadão.

Os talibãs admitiram, ontem, estar a considerar uma extensão do cessar-fogo: “se estes desenvolvi­mentos, como o anúncio da troca de prisioneir­os, se mantiverem, é possível avançar com decisões como a extensão do breve cessar-fogo e um avanço na direcção certa em alguns temas menores, disse uma fonte dos rebeldes, citada pela Associated Press.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola