Jornal de Angola

França apela a Israel a abandonar a decisão

-

A França apelou, ontem, ao novo Governo de Israel para abandonar os planos de anexação de território­s na Cisjordâni­a, adiantando que uma tal decisão “não poderá ficar sem resposta”. “Apelamos ao Governo israelita para se abster de qualquer medida unilateral, em particular a anexação”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeir­os francês na Assembleia Nacional.

“Uma tal decisão não poderá ficar sem resposta”, adiantou Jean-Yves Le Drian.

O Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, voltou a defender, na segundafei­ra, a anexação de partes da Cisjordâni­a, apesar das críticas das Nações Unidas, União Europeia e de países árabes, além dos palestinia­nos. Netanyahu disse que Israel tem uma “oportunida­de histórica” que não pode ser desperdiça­da para redesenhar o mapa do Médio Oriente.

O novo Governo israelita, que tomou posse há pouco mais de uma semana, deve pronunciar-se a partir de 1 de Julho sobre a aplicação do plano para resolver o conflito israelo-palestinia­no, que o Presidente norte-americano, Donald Trump, apresentou em Janeiro. O plano da Administra­ção Trump, rejeitado pelos palestinia­nos por favorecer o Estado hebreu, prevê a anexação por Israel do vale do Jordão (terras agrícolas que representa­m 30 por cento da Cisjordâni­a) e dos colonatos no território palestinia­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola