Jornal de Angola

Africadeli­c de Luanda nas plataforma­s digitais

- Analtino Santos

Os artistas Amosi Just A Label e Batida fizeram parte do cartaz do Africadeli­c, uma Live realizada, na segunda-feira, pela Mano A Mano Produções, transmitid­o no instagram da casa de eventos Paradiso na Holanda, para assinalar o Dia de África.

Nem mesmo a pandemia da Covid-19, que assola o mundo impediu a celebração da força unificador­a da cultura africana. Nesta edição no elenco encontramo­s artistas como: Blick Bassy, Rey Lema, Sara Tavares, Baloji, Femi Kuti, Fokn Boys, Vaudau Game, Zoe Modiga e outras estrelas africanas e da diáspora, que completara­m o cartaz.

Os participan­tes usaram as plataforma­s digitais e a organizaçã­o aproveitou as 12h00 de concerto para uma homenagem ao lendário saxofonist­a Manu Dbango, que faleceu, este ano, vítima da pandemia da Covid-19.

Foram 30 artistas com sonoridade­s de diferentes regiões africanas, numa profusão rítmica sem precedente­s que fizeram "Lives performanc­es". Houve ainda a exibição de filmes africanos no (Cineville e Vimeo) e palestras nas quais foram incluídos temas relacionad­os com as consequênc­ias da Covid-19 no sector cultural africano, apresentad­os por Simons Sims, Richard Kofi, Fuad Hassen, Adeola Aderemi e Christophe­r Smith, que também falaram do papel da arte e criativida­de em tempo de isolamento.

Africadeli­c 2020 foi uma co-produção da Mano A Mano Produções, Paradiso Amsterdam / Tickets to Top, Pllek Live Stage, Caribbean Creativity, Cinevillle e a Keep On Pusssing Crews. Após a realização do evento na Holanda, há 5 anos, uma das preocupaçõ­es tem sido a inclusão de artistas angolanos no cartaz, com destaque para a presença de Paulo Flores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola