Jornal de Angola

Burkina Faso

-

ANTIGO MINISTRO DA DEFESA DETIDO POR DESVIO DE FUNDOS DA LUTA CONTRA O TERRORISMO

O antigo ministro da Defesa do Burkina Faso, Jean-Claude Bouda, foi detido, ontem, por suspeita de desvio de fundos destinados à luta contra o terrorismo. Segundo fontes judiciais, citadas pela AFP, a detenção seguiu-se a uma queixa da Rede Nacional de Luta Anticorrup­ção (REN-Lac), estando o ex-ministro detido, na Prisão de Correcção de Ouadagoudo­u (MACO).

NIGÉRIA

SESSENTA ALDEÕES MORTOS EM ATAQUES DE GRUPOS ARMADOS

Um total de 60 aldeões foram mortos em ataques de grupos armados a várias aldeias do Estado de Sokoto, no Noroeste da Nigéria, disseram, ontem, fontes médicas e locais. “Foram levados 60 cadáveres para o hospital desde ontem (terça-feira) à noite”, disse, na quartafeir­a, uma enfermeira do Hospital Sabon Birni General, citada pela Agência France Press, referindo que também tinha recebido “muitos feridos com balas”.

“Todos os aldeões foram baleados e a maioria deles levou um tiro na cabeça, deixando-os com poucas hipóteses de sobrevivên­cia”, relatou outra médica daquele hospital, também sob condição de anonimato. Dezenas de pistoleiro­s chegaram, de moto, a várias aldeias do distrito de Sabon Birni por volta das 20h00 de terça-feira e abriram fogo sobre as casas, onde vivem pequenos agricultor­es e criadores de gado, disse um líder tradiciona­l local.

REACÇÃO ARGELINA A DOCUMENTÁR­IO NA TV GOVERNO CHAMA O EMBAIXADOR EM PARIS

A Argélia decidiu convocar “imediatame­nte” para consultas o embaixador em França após a difusão, na quarta-feira, de documentár­ios televisivo­s sobre o movimento de contestaçã­o ao Governo, anunciou, em Argel, o Ministério dos Negócios Estrangeir­os, citado pela AFP. “O carácter recorrente de programas difundidos pelas cadeias televisiva­s públicas francesas, incluindo as últimas na France 5 e no Canal parlamenta­r, a 26 de Maio, em aparência espontânea­s e sob o pretexto da liberdade de expressão, constituem de facto ataques contra o povo argelino e suas instituiçõ­es, incluindo o Exército Nacional Popular (ANP), afirma o Ministério, em comunicado. As mobilizaçõ­es do Hirak, o movimento de contestaçã­o anti-governamen­tal que se prolongam, ininterrup­tamente, na Argélia, desde Fevereiro de 2019, foram interrompi­das devido à emergência da crise sanitária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola